Curso para formação de avaliadores é realizado no Hospital de Base


Publicado em: 19 de julho de 2019

Instituição credenciada pela ONA promoveu programação nesta semana – 

No início desta semana, aconteceu no auditório do Hospital de Base (HB) o Curso de Formação de Avaliadores – Metodologia Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) / Organização Nacional de Acreditação (ONA). O curso é de capacitação do profissional de saúde para atuar como Avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação.

De acordo com a gerente de Estratégia e Inovação em Práticas do Hospital de Base, Simone Barcellos, o profissional avaliador poderá realizar avaliações do sistema de gestão da qualidade de hospitais, laboratórios, clínicas ambulatoriais, bancos de sangue, serviços de diagnóstico por imagem e demais serviços de saúde, e para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) essa parceria é extremamente valorosa.

“O curso, que está sendo realizado em parceria com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) traz para todo o IGESDF uma inserção no espectro das acreditações que são dadas apenas para as instituições que atendam critérios de qualidade em atendimento e gestão. Por isso, é importante que nosso instituto tenha essa representatividade nesse sistema”, destaca.

A diretora-executiva do IBES que palestrou durante o curso, Vivian Giudice, explicou que pela primeira vez a instituição, que conta com a anuência da ONA para realizar os cursos de capacitação, veio para Brasília trazer o curso para cerca de 50 profissionais ligados à área da Saúde de todo o país e que compõem equipes de instituições que têm interesse em ser acreditadas.

“Nesse primeiro momento, os participantes passam por esse curso que lhes dá as noções básicas do que é ser um avaliador, posteriormente, participarão de um curso à distância da ONA, um exame, e passarão por avaliação curricular. Só aí, se tornarão avaliadores e visitarão unidades de saúde com o olhar apurado tanto para a qualidade e segurança na assistência, quanto para a eficiência na gestão”, explica.

Para o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, a busca pela excelência no atendimento de saúde deve passar por crivos metodológicos reconhecidos.

“A acreditação de um órgão como a ONA trará uma qualidade tremenda para nosso IGESDF. Com ela, passaremos a enxergar riscos com antecedência, o que nos permitirá adotar práticas para mitigá-los ou mesmo, preveni-los. Além disso, a melhora na segurança do atendimento assistencial, a integração das equipes em um projeto único, e a interação entre processos são outros dos benefícios que pretendemos atingir. Por isso, trabalhamos para sermos mais uma das instituições acreditadas pela ONA no DF a fim de proporcionar à toda a nossa comunidade uma assistência de saúde de excelência”, afirma Francisco.

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

Não deixe de compartilhar: