Estagiários do IGESDF participam de I Oficina de Integração


Publicado em: 12 de julho de 2019

Programação visa orientar estudantes que passarão a desenvolver atividades no 2º semestre desse ano –

Na manhã desta sexta-feira (12) aconteceu a I Oficina de Integração dos Estagiários do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) realizada pela Gerência da Escola de Saúde, ligada a Diretoria de Ensino e Pesquisa do Instituto.

A oficina, referente ao 2º Semestre deste ano,aconteceu no auditório do Hospital de Base (HB) e recebeu 60 estudantes de Medicina e Fisioterapia, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), que desenvolverão atividades acadêmicas no HB e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Segundo a analista em Educação, Ana Beatriz Oliveira, as oficinas de integração possibilitam o acolhimento dos estagiários e professores orientadores, além da apropriação de novos conhecimentos e das normativas adotadas pelo IGESDF.

“Ao longo desse semestre estão programadas mais 12 integrações como essa, na qual serão abordados assuntos como segurança do paciente, controle de infecção hospitalar, compliance, uso das redes sociais dentro do Instituto, entre outros”, explica.

O diretor de Ensino e Pesquisa do IGESDF, Éverton Macêdo, conta que durante o estágio obrigatório, os estagiários têm a oportunidade de vivenciar experiências práticas supervisionadas no IGESDF, em grupos de até seis estudantes acompanhados de um professor-orientador, participando ativamente da rotina e dos processos de diversos setores das unidades de saúde geridas pelo Instituto.

“Participar da formação dos profissionais da saúde do futuro é um compromisso contínuo do IGESDF em contribuir com o avanço da Saúde do DF. Dessa forma, mesmo pacientes atendidos em outros contextos poderão se beneficiar das experiências que ofertamos aos alunos em nossas unidades de saúde”, ressalta.

Para o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, a ideia é qualificar ainda mais a área de ensino e, consequentemente, proporcionar mais ganhos para a população do DF.

“Temos, em nosso Instituto, as práticas do HB como hospital-escola e a tradição da assistência do HRSM. Então, além do compromisso com a qualidade na prestação de serviços de saúde, também prezamos por ser referência na educação dos futuros profissionais que realizam seus estágios conosco. Por isso, a realização de melhorias tem sido em todos os sentidos, inclusive em nossos programas de estágio e convênios”, destaca o presidente.

Programa de Estágio do IGESDF – Hoje, o IGESDF possui convênio com 13 instituições de ensino do Distrito Federal e o programa de estágio atende as áreas de Arquitetura, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Especialização em Instrumentação Cirúrgica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Técnico em enfermagem, Técnico em Radiologia e Terapia Ocupacional.

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

Não deixe de compartilhar: