Hospital de Santa Maria promove atividades sobre o aleitamento materno


Publicado em: 31 de maio de 2019

Encontro de mães e atualização de profissionais são realizados na regional

Este mês de maio foi especial no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Com diversas atividades dedicadas ao incentivo da doação de leite materno, a casa de saúde reuniu mães, doadoras e profissionais para momentos de confraternização e atualização de seus conhecimentos nas duas últimas semanas.

De acordo com a enfermeira do Banco de Leite do HRSM, Terjane Machado, todo mês de maio, o Hospital promove o encontro das mães dos bebês prematuros com as mães doadoras de leite e, um curso, organizado pelas nutricionistas, Tatiane Machado e Val Pinheiro, para que os profissionais da área se atualizem e sejam orientados para as práticas de condutas uniformes.

“Esses encontros são momentos marcantes, cheios de amor e gratidão. E, como o Banco de Leite atua em diversas frentes com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, realizamos essa capacitação para que os profissionais estejam sempre qualificados para o atendimento”, explica.

Terjane conta que o trabalho realizado pelo Banco de Leite, além de coletar, selecionar, classificar, processar, estocar e distribuir o leite humano pasteurizado, também envolve a assistência diária dos setores do hospital, e atendimento de livre demanda de casos externos, por isso, as capacitações são imprescindíveis.

“Ministramos dois cursos por ano para os profissionais sobre aconselhamento em amamentação, tanto da rede básica, como da rede hospitalar. São técnicos em enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, pediatras, enfermeiros e terapeutas ocupacionais capacitados e que nos auxiliam a incentivar a doação para que nossos estoques estejam sempre com quantidade suficiente para abastecer a comunidade”, destaca.

O diretor do HRSM, Fabiano Duarte, enfatiza que a ideia das atividades está diretamente ligada a elevação constante no nível de atendimento pretendido pela casa de saúde.

“Trabalhamos para que nossos pacientes sejam assistidos com a maior qualidade possível. Por isso, essas ações são desenvolvidas, pois, com colaboradores bem instruídos, certamente nossos pacientes serão agraciados com maior qualidade na prestação dos serviços”, acentua.

Banco de Leite do HRSM – O hospital tem hoje 70 doadoras ativas. São 150 litros por mês de leito humano pasteurizado, distribuídos nas UTI’s Neonatal, Maternidade e Centro Obstétrico. Isso equivale a cerca de 3 a 4 litros por dia para os bebês internados.

Doação – Quem quiser doar, pode entrar em contato pelo 156, opção 4. Ou, ainda, pelos números 99260-6702, 2017-1500 ramais 5529 e 5530.

 

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Foto: Equipe Banco de Leite HRSM

Não deixe de compartilhar: