IGESDF vai adquirir ressonância magnética com R$3 mi de emenda parlamentar


Publicado em: 31 de outubro de 2019

Equipamento será o primeiro em funcionamento na rede pública do DF e a previsão é que comece a funcionar em junho de 2020

Uma emenda parlamentar de R$ 3 milhões de reais vai permitir ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito FederaI (IGESDF) adquirir o primeiro equipamento de ressonância magnética para atendimento público e gratuito.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31), no Hospital Regional de Santa Maria (31), onde o equipamento será instalado, durante a visita da deputada federal, Paula Belmonte, autora da emenda.

“Será a primeira ressonância magnética publica do Distrito Federal. Esse aparelho vai trazer um grande benefício, principalmente, para o diagnóstico precoce. Com isso, as pessoas podem ser tratadas em tempo hábil”, comemorou a parlamentar.

O diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, lembrou que a compra do equipamento de ressonância faz parte de uma das 15 metas para melhorar a saúde do DF, e que foram apresentadas pela Assessoria de Relações Institucionais aos parlamentares distritais e federais.  “Agradecemos pelo comprometimento de todos os deputados que estão aportando recursos através de emendas para o Instituto e em especial, neste momento, para deputada, em alocar esses recursos ao instituto que busca cada vez mais soluções para os problemas que afligem a população”, afirmou Araújo, ressaltando que “o elemento técnico para a compra do aparelho já está em fase final de elaboração e, até o final de junho, eu tenho certeza que a população receberá esse serviço”.

A ressonância atenderá toda a população e contribuirá para agilizar os exames que são demandados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. “Atualmente, temos empresas particulares credenciadas que prestam esse serviço, mas, esse equipamento, será o primeiro público”, esclareceu o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

O superintendente do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Fabiano Dutra, destacou que várias obras estão em andamento no hospital. “Nós também estamos realizando obras em todo hospital”, ressaltou.

Segundo ele, já foram entregues a Sala Vermelha da Clínica Médica e a cozinha totalmente reformada e equipada. “Estamos com mais duas salas vermelhas e o serviço de hospital dia para entregar, e outras obras pequenas que são estruturantes. Vamos melhorar a recepção, as guaritas e enfermarias. É um grande trabalho do IGESDF”, finalizou.

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF

Não deixe de compartilhar: