IHB inaugura farmácia hospitalar e laboratório de nutrição enteral


Publicado em: 15 de agosto de 2018

A formalização da abertura da farmácia hospitalar e do laboratório de nutrição enteral do Instituto Hospital de Base (IHB) aconteceu nesta quarta-feira (6/6), com a presença do Governador Rodrigo Rollemberg; do Secretário de Saúde, Humberto Fonseca; do Deputado Federal Bispo Renato; do Diretor-presidente do IHB Ismael Alexandrino; da Vice-presidente do hospital, Dulcilene Xavier; e colaboradores do instituto.

Durante a solenidade de inauguração simbólica dos espaços, que já funcionam a aproximadamente 3 meses, as autoridades e demais convidados puderam fazer uma visita guiada, conhecer a logística de abastecimento e funcionamento dos serviços.

A farmácia hospitalar recebe, armazena e distribui todos os medicamentos, materiais médico-hospitalares, órteses e próteses utilizados no IHB, já o laboratório de enteral, produz fórmulas especializadas para pacientes com ingestão controlada de nutrientes, conforme suas necessidades.

A reforma e ampliação do espaço da farmácia foi feita para se adequar a legislação vigente,  modernizando a infraestrutura para acondicionar corretamente os medicamentos. A nova estrutura tem uma área para o fracionamento de medicação, depósito de produtos controlados, área administrativa, sistema de vigilância por câmeras e uma doca para o descarregamento de cargas.

O estoque de medicamentos e insumos foi  uma das maiores mudanças no IHB. O planejamento de compras permitiu a aquisição de mais de 180 remédios, já nos primeiros três meses da nova gestão. Por este motivo, o Instituto Hospital de Base foi o único hospital público do DF que não foi atingido pela crise de abastecimento, sem adiamento das cirurgias eletivas e atendimento normal à população.

A inauguração da nova estrutura física do Laboratório de Nutrição Enteral trará melhores resultados clínicos para o paciente, oferecendo nutrição segura, auxiliando com menor morbidade e consequentes benefícios econômicos.

Atualmente, 90 pacientes são beneficiados diariamente pela nutrição de enteral (alimentação líquida ministrada por sonda ou via oral), com produção de 150 litros de fórmulas por dia e 13 litros de fórmulas lácteas infantis. O alimento é ministrado obedecendo as normas específicas regulamentadas pelo Ministério da Saúde, que garantem a segurança alimentar dos pacientes.

 

Não deixe de compartilhar: