IHB e HCB assinam Termo de Cooperação Técnico-científico


Publicado em: 15 de agosto de 2018

O Instituto Hospital de Base (IHB) e o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), por intermédio do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, assinaram um Termo de Cooperação Técnico-científico para realização de atividades dos programas de residências multiprofissionais, visitas técnicas, pesquisas, desenvolvimento institucional de recursos humanos, científicos e tecnológicos, uso compartilhado de recursos materiais e instalações, realização de eventos, cursos e capacitações. O documento foi a formalização de uma integração que já existia entre os profissionais, residentes e pesquisadores dos dois hospitais, uma vez que o HCB nasceu dentro da pediatria do IHB.

A Diretora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa do HCB, Valdenize Tiziani, acredita que com a formalização desse termo, haverá o favorecimento do intercâmbio técnico científico e o aproveitamento dos recursos humanos e também de estruturas de laboratórios e de pesquisas das duas instituições. “É uma otimização dos recursos públicos para melhor formar os profissionais de saúde e para o desenvolvimento de pesquisas que são do interesse da população atendida pelo SUS, pela rede pública de saúde do Distrito Federal, em particular, das crianças e adolescentes”, explica a diretora. A Dra. Luciana Vieira, Diretora de Ensino e Pesquisa do IHB, complementa que “isso qualifica a assistência que os dois hospitais prestam à população, esse é o ponto principal”.

Estavam presentes na assinatura do termo as seguintes autoridades do IHB: o Diretor-Presidente, Ismael Alexandrino; a Vice-Presidente, Dulcilene Xavier; a Diretora de Ensino e Pesquisa, Dra. Luciana Vieira; o Diretor de Atenção à Saúde, Dr. Rodrigo Caselli; o Superintendente de Economia e Finanças, Mauro Theobaldi; e o Gerente da Escola Base, Laércio Lima. Representando o HCB: o Diretor-Presidente, Newton Alarcão; o Superintendente Executivo, Renilson Rehen; o Superintendente Executivo Adjunto, Gilson Andrade; a Diretora Técnica, Isis Magalhães; e a Diretora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa, Dra. Valdenize Tiziani.

Não deixe de compartilhar: