Integrantes da CIPA do Hospital de Base são nomeados


Publicado em: 12 de julho de 2019

Comissão é a primeira formada dentro do HB desde mudança para instituto

Esta sexta-feira (12), foi dia de nomeação dos integrantes do primeiro grupo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Base (HB) após a unidade de saúde passar a ser administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

A comissão, que trabalhará em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é composta de 30 integrantes, sendo que 15 foram eleitos pelos colaboradores e 15 foram indicados pelas chefias do HB levando em conta o vínculo de suas atividades profissionais ao trabalho que será desenvolvido pela equipe.

De acordo a técnica em Segurança do Trabalho, Cristiane de Fátima Pelegrino da Costa Justiniano, a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho, promover um ambiente de trabalho mais seguro, e trazer propostas e estratégias de melhorias para qualidade de vida dos trabalhadores, além da adequação legal a Norma Regulamentadora (NR) 5, que determina que toda a empresa pública ou privada que mantém empregados no regime CLT, deve constituir essa comissão.

“Todos os integrantes da comissão passaram por 20 horas de treinamento, e hoje, culminamos com essa certificação. Então, nesse momento, o Hospital de Base está adequado e, a partir disso, desenvolveremos as atividades previstas”, explica.

“Cipeiros” do Hospital de Base foram nomeados

Durante a semana, uma das atividades foi o Treinamento de Prevenção e Combate de Incêndio, ministrado pelo bombeiro civil, Renato Gomes, componente da equipe da City Service, prestadora de serviço do IGESDF.

No curso, os componentes da CIPA receberam orientações para que, em caso de algum acidente, consigam realizar os primeiros procedimentos, se necessário, antes de a equipe de brigadistas chegar.

Integrantes da CIPA receberam orientações de combate à incêndio

Para o enfermeiro que atua na Unidade de Psiquiatria, Edinan de Oliveira Neto, e foi um dos eleitos para integrar a comissão, a assistência humanizada e integral ao paciente é fundamental, e isso está diretamente ligado à segurança dos trabalhadores.

“Entrei na CIPA para que pudesse batalhar e proporcionar um ambiente de trabalho sempre seguro, onde o profissional possa exercer suas atividades de maneira plena e com segurança. Para mim, o paciente que tanto precisa do serviço público, deve ser atendido com a maior qualidade possível. Mas, para que tenhamos uma boa assistência é necessário cuidarmos de nossos colaboradores, pois, quem cuida também necessita de cuidados”, destaca.

O diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, participou da entrega dos certificados e destacou a importância de se desenvolver todas as atividades de forma segura, tanto para os pacientes, quantos para os trabalhadores dentro do Instituto.

“Se cuidamos de nossos colaboradores, os cuidados prestados por eles serão de mais qualidade. Por isso, nossa gestão busca a excelência, cumprindo todas as normativas e protocolos, e também, incentivando a integração de nossos profissionais no desenvolvimento de estratégias que melhorem nossos processos”, salienta.

A primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do HB tem como presidente Alex Brito, vice-presidente, Randerson Neves, Lindinalva Valadares como secretária e Ana Maria Azevedo, secretária substituta.

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF

Não deixe de compartilhar: