Educação Permanente


A Educação Permanente em Saúde conta com a produção de conhecimento na instituição de saúde, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano no trabalho. Baseia-se no conhecimento significativo e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, realizada a partir dos problemas enfrentados levando em consideração os conhecimentos e as experiências do dia-a-dia.

OBJETIVOS

  • Elaborar estratégias, contextualizadas, de qualificação e promover capacitação, atualização e desenvolvimento dos profissionais de saúde, a partir do diagnostico situacional identificado em cada setor. Através da problematização, bem como reflexão sobre o processo de trabalho que acontece no cotidiano do serviço.
  • Realizar articulação com outros setores, para o desenvolvimento de atividades educacionais, de modo a atender às necessidades e demandas locais.
  • Capacitar multiplicadores para que os mesmos treinem e orientem sua equipe de forma integral e contínua.
  • Aumentar autonomia, segurança e responsabilidade dos colaboradores devido ao aperfeiçoamento contínuo.

COMO ACONTECE?

  • A Educação Permanente em Saúde do IGESDF segue um cronograma de treinamentos IN LOCO, de acordo com o diagnóstico situacional das unidades. Os treinamentos são realizados em todas as unidades assistenciais de acordo com a agenda educacional por uma equipe exclusiva da EPS.
  • A Educação Permanente Multiprofissionais é realizada mensalmente pelos gestores de cada unidade, com acompanhamento da equipe da EPS. Dentro da educação permanente em saúde multiprofissional podemos contar com as seguintes áreas: Fisioterapia, Farmácia, Terapia ocupacional, Fonoaudióloga, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Laboratório, Nutrição entre outros.
  • A Educação Permanente em Saúde Médica tem contado com as reuniões cientificas, estudos de caso clínicos e treinamentos práticos de cada especialidade.
  • A construção dos cronogramas e o acompanhamento são realizados em conjunto com a equipe de Educação Permanente em Saúde.