O que fazemos ?


A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação é composta por três gerências: Gerência de Ensino, Gerência de Gestão do Conhecimento e Gerência de Pesquisa e Inovação. Trabalham em conjunto, mas cada uma com suas especificidades.

Segue abaixo os papéis de cada gerência, assim como os seus principais objetivos.

Gerência de Ensino

PAPEL: Planejar, coordenar e supervisionar a execução de atividades relacionadas aos estágios, visitas técnicas, treinamento em serviço, cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, residências médicas, residências multiprofissionais, cursos de especialização, biblioteca e espaços de ensino no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal.

– Celebrar convênios entre o IGESDF e Instituições de Ensino.
– Pactuar cenários para estágios curriculares para atendimento das demandas das instituições conveniadas.
– Acompanhar e monitorar o desenvolvimento das atividades dos estágios curriculares no âmbito do IGESDF.
– Elaborar e realizar oficinas de integração com colaboradores do IGESDF, estagiários e professores orientadores das Instituições de Ensino.
– Supervisionar a execução de atividades dos Programas de Residências Multiprofissionais do IGESDF.
– Monitorar as atividades dos 41 programas de Residências Médicas.
– Solicitar credenciamento de programas de pós-graduação na modalidade presencial e EaD junto ao Ministério da Educação.
– Solicitar credenciamento de programas de pós-graduação stricto sensu junto ao Ministério da Educação.
– Elaborar projetos de credenciamento de programas de residência junto ao Ministério da Educação.
– Desenvolver projetos de cursos de curta duração na modalidade EaD.
– Planejar e elaborar os projetos de cursos de aperfeiçoamento profissional.
– Supervisionar as atividades dos cursos de aperfeiçoamento profissional.
– Monitorar, gerenciar e manter em funcionamento a infraestrutura dos espaços de ensino.
– Estabelecer o fluxo e demais encaminhamentos para a realização das visitas técnicas.
– Realizar o registro, confecção e emissão dos certificados dos cursos e eventos promovidos pelas Gerências de Incorporação e Pesquisa Clínica e Gestão do Conhecimento.
– Registrar os usuários dos serviços das bibliotecas.
– Manter o acervo bibliográfico atualizado.
– Catalogar, classificar e cadastrar o acervo bibliográfico no sistema.
– Ofertar e monitorar a utilização das Bases de Dados e do UpToDate no IGESDF.

Gestão do Conhecimento

PAPEL: Coordenar, executar e apoiar a aprendizagem e disseminação de conhecimento, levando-se em conta que o aprender e o ensinar incorporam-se ao cotidiano do trabalho e dos colaboradores, baseando-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, refletindo em um atendimento mais qualificado e humanizado.

– Realizar atividades de Educação Permanente, por meio do desenvolvimento, para o conhecimento e capacitação de colaboradores da área assistencial;
– Estabelecer mecanismos de comunicação com os coordenadores dos cursos e eventos voltadas ao ensino e a aprendizagem.
– Propor a implementação de cursos, congressos e eventos relacionados ao ensino em saúde com objetivo de integrar a comunidade acadêmica e assistencial envolvidas;
– Desenvolver o planejamento interno e com áreas afins, por meio da execução e acompanhamento de cursos, eventos e simpósios;
– Realizar levantamento de necessidades de treinamento juntamente com as lideranças das áreas técnicas, por meio de ferramentas e metodologias indicadas, para realizar um plano de treinamento;
– Realizar treinamento “in loco” de acordo com o cronograma.
– Apoiar o programa de integração dos novos colaboradores, informando sobre as atividades técnicas e assistenciais;
– Desenvolver plano de melhoria nos processos técnicos e comportamentais da equipe assistencial, por meio do acompanhamento dos indicadores de satisfação do cliente, para atendimento de excelência;
– Apoiar a elaboração e revisão de protocolos;
– Acompanhar o processo de implantação dos protocolos e identificar demandas de articulação na Educação Permanente Setorial;
– Gerar publicação de guias e compêndios
– Participar da elaboração de projetos referentes à melhoria contínua dos serviços, por meio da coleta dados, elaboração de planilhas de controle, confecção de organogramas, fluxogramas e cronogramas;
– Apoiar áreas que envolva direta ou indiretamente a assistência à saúde, como controle de infecção, segurança do paciente, segurança do trabalhador, assessoria de comunicação, vigilância epidemiológica e gerência de desenvolvimento humano;
– Conduzir de forma participativa as atividades de Extensão Acadêmica (Ligas);
– Direcionamento dos projetos de Telemedicina.

Pesquisa e Inovação

PAPEL: Promover a realização de pesquisas clínicas em todas suas etapas de execução e gerenciar o processo de incorporação e desincorporação no desenvolvimento de tecnologias em saúde no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal.

– Qualificar os projetos de pesquisa por meio de assessorias individualizadas através do Conselho Científico;
– Organizar e fornecer suporte às atividades do Comitê de Ética, como espaço físico, materiais de expediente e recursos humanos;
– Capacitar os colaboradores envolvidos com pesquisa por meio de educação continuada;
– Definir e disseminar os fluxos de submissão da pesquisa;
– Definir e disseminar os fluxos da incorporação de medicamentos, produtos e equipamentos ao Instituto.
– Intermediar e dar suporte às parcerias com instituições que conduzem pesquisas patrocinadas;
– Propiciar, divulgar e gerenciar editais de fomento para os colaboradores;
– Garantir uma equipe interna de profissionais da saúde com qualidade e expertise em pesquisa;
– Acompanhar a execução e os resultados das pesquisas;
– Valorizar, através da divulgação, os trabalhos científicos realizados pelos colaboradores;
– Propor inovações para criar um centro de pesquisa que dê adequado suporte ao pesquisador;
– Aprimorar a cultura institucional sobre avaliação de tecnologias em saúde por meio de divulgação de cursos e capacitação de residentes;
– Definir e gerenciar as atividades das comissões que deliberam sobre as tecnologias demandadas;
– Nortear tecnicamente os processos de incorporação e desincorporação de tecnologias em saúde – medicamentos, equipamentos, produtos para saúde – equipamentos, produtos para saúde.

Contato: dep.pesquisa@igesdf.org.br
Telefone: (61) 3550-8837