ESTUDOS MULTICÊNTRICOS


Dentre os estudos realizados no IGESDF, devem-se destacar os estudos multicêntricos realizados no Centro de Pesquisa Clínica do IGESDF. Foram estudos de grande impacto não apenas em âmbito nacional, como também internacional.

Os estudos multicêntricos são estudos que ocorrem de forma simultânea por meio de um mesmo protocolo em diversas instituições. São, habitualmente, estudos de grande relevância, pois levantam dados de populações distintas, de diferentes regiões geográficas e até mesmo diferentes nacionalidades, podendo então ser interpretados e validados para a população em geral.

Ao todo, o IGESDF já participou de 19 protocolos de pesquisas multicêntricas, sendo 11 observacionais e 8 ensaios clínicos.

Seguem os principais estudos multicêntricos realizados no nosso Centro de Pesquisa:

Estudos Multicêntricos em andamento no IGESDF

Estudo ACLARA

 

Especialidade envolvida:

Gastroenterologia/hepatologia

 

Frase inicial: Realizado em toda América Latina, o ACLARA busca melhor entender a descompensação hepática aguda na cirrose e comparar tais características às observadas em outros continentes.
Saiba mais
Estudo DONORS

Especialidades envolvidas: Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante/ Medicina intensiva

Frase inicial: Avalia se a implementação de protocolos de cuidados clínicos em pacientes com morte encefálica podem reduzir a perda de doadores e aumentar quantidade de órgãos doados.
Saiba mais
Estudo OCA

 

Especialidade responsável: Gastroenterologia/hepatologia

 

Frase inicial: Avaliação de eficácia e segurança de nova droga (OCA) no tratamento de colangite biliar primária quando comparado aos tratamentos atuais disponíveis.
Saiba mais
Estudo de avaliação da sudorese compensatória após simpatectomia torácica bilateral sequencial versus simpatectomia unilateral exclusiva do lado dominante.

Especialidade envolvida: Cirurgia torácica

Frase inicial: Compara o resultado do controle da sudorese após duas modalidades cirúrgicas de retirada do nervo responsável pela hiperidrose na palma das mãos.
Saiba mais
Estudo sobre quimioterapia intraperitoneal hipertémica no tratamento dos tumores epiteliais dos ovários

Especialidade envolvida: Oncologia

Frase inicial: Avalia a eficácia e a segurança de um novo protocolo de tratamento em pacientes com câncer de ovário.
Saiba mais
Estudo OPTIMAL – Diabetes

Especialidade envolvida: Cardiologia

Frase inicial: Avalia o controle de pressão arterial para a redução de eventos cardiovasculares em pacientes com Diabetes Mellitus – DM.
Saiba mais
 

Estudo OPTIMAL – Stroke

Especialidade envolvida: Neurologia

Frase inicial: Avalia o controle de pressão arterial para a redução de eventos cardiovasculares em pacientes com Acidente Vascular Cerebral – AVC
Saiba mais
Brazilian Diabetes Study

Especialidade envolvida: Cardiologia

Frase inicial: Estudo nacional que busca entender as características dos pacientes com diabetes no nosso país, para a confecção de uma ferramenta que estime o risco de eventos cardiovasculares nestes doentes.
Saiba mais

 

Estudos Multicêntricos finalizados no IGESDF

 

Estudo RESILIENT TRIAL

 

Especialidade envolvida: Neurologia

 

Frase inicial: Tem como objetivo avaliar a viabilidade do tratamento de AVC isquêmico por trombectomia (retirada do trombo) no SUS e compará-lo ao tratamento padrão atual.
Saiba mais
Estudo PARK-PICU

 

Especialidade envolvida: Fisioterapia

Frase inicial: Busca descrever a prevalência do contexto demográfico e cuidados prestados a pacientes com ventilação mecânica em diversos países
Saiba mais
Inquérito Brasileiro de Nutrição em Pediatria

 

Especialidade envolvida: Nutrição

Frase inicial: Avalia a prevalência de inadequação do estado nutricional em crianças e adolescentes com neoplasia maligna durante internação hospitalar.
Saiba mais
 

Estudo Neurocríticos Brasil

Especialidade envolvida: Medicina intensiva

Frase inicial: Avalia a epidemiologia e a evolução dos pacientes neurológicos nas UTIs Brasileiras.
Saiba mais