Ensino, pesquisa e inovação

O que fazemos

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação é composta por três gerências: Gerência de Ensino, Gerência de Gestão do Conhecimento e Gerência de Pesquisa e Inovação. Trabalham em conjunto, mas cada uma com suas especificidades.

Segue abaixo os papéis de cada gerência, assim como os seus principais objetivos.

 

Gerência de Ensino

PAPEL: Planejar, coordenar e supervisionar a execução de atividades relacionadas aos estágios, visitas técnicas, treinamento em serviço, cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, residências médicas, residências multiprofissionais, cursos de especialização, biblioteca e espaços de ensino no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal.

  •  Celebrar convênios entre o IGESDF e Instituições de Ensino.
  •  Pactuar cenários para estágios curriculares para atendimento das demandas das instituições conveniadas.
  •  Acompanhar e monitorar o desenvolvimento das atividades dos estágios curriculares no âmbito do IGESDF.
  •  Elaborar e realizar oficinas de integração com colaboradores do IGESDF, estagiários e professores orientadores das Instituições de Ensino.
  • Supervisionar a execução de atividades dos Programas de Residências Multiprofissionais do IGESDF.
  • Monitorar as atividades dos 41 programas de Residências Médicas.
  • Solicitar credenciamento de programas de pós-graduação na modalidade presencial e EaD junto ao Ministério da Educação.
  • Elaborar projetos de credenciamento de programas de residência junto ao Ministério da Educação.
  • Desenvolver projetos de cursos de curta duração na modalidade EaD.
  • Planejar e elaborar os projetos de cursos de aperfeiçoamento profissional.
  • Supervisionar as atividades dos cursos de aperfeiçoamento profissional.
  • Monitorar, gerenciar e manter em funcionamento a infraestrutura dos espaços de ensino.
  • Estabelecer o fluxo e demais encaminhamentos para a realização das visitas técnicas.
  • Realizar o registro, confecção e emissão dos certificados dos cursos e eventos promovidos pelas Gerências de Incorporação e Pesquisa Clínica e Gestão do Conhecimento.
  • Registrar os usuários dos serviços das bibliotecas.
  • Manter o acervo bibliográfico atualizado.
  • Catalogar, classificar e cadastrar o acervo bibliográfico no sistema.
  • Ofertar e monitorar a utilização das Bases de Dados e do UpToDate no IGESDF.

 

Gestão do Conhecimento

PAPEL: Coordenar, executar e apoiar a aprendizagem e disseminação de conhecimento, levando-se em conta que o aprender e o ensinar incorporam-se ao cotidiano do trabalho e dos colaboradores, baseando-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, refletindo em um atendimento mais qualificado e humanizado.

  • Realizar atividades de Educação Permanente, por meio do desenvolvimento, para o conhecimento e capacitação de colaboradores da área assistencial;
  • Estabelecer mecanismos de comunicação com os coordenadores dos cursos e eventos voltadas ao ensino e a aprendizagem.
  • Propor a implementação de cursos, congressos e eventos relacionados ao ensino em saúde com objetivo de integrar a comunidade acadêmica e assistencial envolvidas;
  • Desenvolver o planejamento interno e com áreas afins, por meio da execução e acompanhamento de cursos, eventos e simpósios;
  • Realizar levantamento de necessidades de treinamento juntamente com as lideranças das áreas técnicas, por meio de ferramentas e metodologias indicadas, para realizar um plano de treinamento;
  • Realizar treinamento “in loco” de acordo com o cronograma.
  • Apoiar o programa de integração dos novos colaboradores, informando sobre as atividades técnicas e assistenciais;
  • Desenvolver plano de melhoria nos processos técnicos e comportamentais da equipe assistencial, por meio do acompanhamento dos indicadores de satisfação do cliente, para atendimento de excelência;
  • Apoiar a elaboração e revisão de protocolos;
  • Acompanhar o processo de implantação dos protocolos e identificar demandas de articulação na Educação Permanente Setorial;
  • Gerar publicação de guias e compêndios
  • Participar da elaboração de projetos referentes à melhoria contínua dos serviços, por meio da coleta dados, elaboração de planilhas de controle, confecção de organogramas, fluxogramas e cronogramas;
  • Apoiar áreas que envolva direta ou indiretamente a assistência à saúde, como controle de infecção, segurança do paciente, segurança do trabalhador, assessoria de comunicação, vigilância epidemiológica e gerência de desenvolvimento humano;
  • Conduzir de forma participativa as atividades de Extensão Acadêmica (Ligas);
  • Direcionamento dos projetos de Telemedicina.

 

Pesquisa e Inovação

PAPEL: Promover a realização de pesquisas clínicas em todas suas etapas de execução e gerenciar o processo de incorporação e desincorporação no desenvolvimento de tecnologias em saúde no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal.

  • Qualificar os projetos de pesquisa por meio de assessorias individualizadas através do Conselho Científico;
  • Organizar e fornecer suporte às atividades do Comitê de Ética, como espaço físico, materiais de expediente e recursos humanos;
  • Capacitar os colaboradores envolvidos com pesquisa por meio de educação continuada;
  • Definir e disseminar os fluxos de submissão da pesquisa;
  • Definir e disseminar os fluxos da incorporação de medicamentos, produtos e equipamentos ao Instituto.
  • Intermediar e dar suporte às parcerias com instituições que conduzem pesquisas patrocinadas;
  • Propiciar, divulgar e gerenciar editais de fomento para os colaboradores;
  • Garantir uma equipe interna de profissionais da saúde com qualidade e expertise em pesquisa;
  • Acompanhar a execução e os resultados das pesquisas;
  • Valorizar, através da divulgação, os trabalhos científicos realizados pelos colaboradores;
  • Propor inovações para criar um centro de pesquisa que dê adequado suporte ao pesquisador;
  • Aprimorar a cultura institucional sobre avaliação de tecnologias em saúde por meio de divulgação de cursos e capacitação de residentes;
  • Definir e gerenciar as atividades das comissões que deliberam sobre as tecnologias demandadas;
  • Nortear tecnicamente os processos de incorporação e desincorporação de tecnologias em saúde – medicamentos, equipamentos, produtos para saúde – equipamentos, produtos para saúde.

Contato: dep.pesquisa@igesdf.org.br
Telefone: (61) 3550-8837

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