ATS-Avaliação de Tecnologias em Saúde

ATS-Avaliação de Tecnologias em Saúde
Logo IGESDF-03

Sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde

  O termo “tecnologia de Saúde” aplica-se a todos os meios utilizados para promoção, prevenção e tratamento de patologias e inclui tratamento farmacológico, materiais médico hospitalares, procedimentos, equipamentos diagnósticos e eventualmente instalações necessárias para o uso destas tecnologias.

   A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) considera a efetividade, disponibilidade, apropriação e custos destas novas tecnologias. O papel da ATS é fornecer para os tomadores de decisão uma análise impessoal, baseada na melhor evidência científica disponível acerca das tecnologias de saúde que são utilizadas na prática clínica, com um entendimento das implicações econômicas, ambientais, sociais, políticas e legais para a sociedade e para a instituição.

ATS no IGESDF

    O HBDF em sua história de 50 anos tem tradição em atividades de ensino e pesquisa. O Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde – NUATS/ HBDF – foi criado, no ano de 2009, a partir de um edital de Chamada Pública do Departamento de Ciência e Tecnologia – DECIT/MS para Hospitais de Ensino. Integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde –REBRATS – desde 2010 e é membro constituinte da Rede Distrital de Políticas e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ReDAPTS). Desde então o NUATS participou do I Seminário de Hospitais Sentinela e de Avaliação em Tecnologia de Saúde (2009) em Recife/PE, realizou o I Seminário sobre Avaliação de Tecnologia em Saúde do Distrito Federal (2011), além do I Encontro da Rede Distrital de Avaliação de Políticas e Tecnologias em Saúde (ReDAPTS) em 2018, e da primeira e segunda edições do Congresso da REBRATS (2019 e 2021). No I Congresso da REBRATS, o NUATS foi premiado como melhor trabalho na categoria participação social pelo trabalho “Programa Capacita ATS”. Este programa consiste na disseminação da ATS e inserção da sua metodologia no processo de formação do profissional de saúde, pois é desenvolvido durante os programas de residência multiprofissional do IGESDF.

   O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, NUATS, tem como competências realizar estudos de avaliação de tecnologias em saúde com base na melhor evidência disponível, de forma a subsidiar a decisão de políticas de saúde e prestação de

serviços de saúde no IGESDF. Sendo responsável por realizar as análises técnicas para incorporação, substituição de despadronização de tecnologias, bem como assessorar tecnicamente os processos de judicialização de produtos para a saúde recebidos pelo IGESDF.

Conheça o processo de incorporação de novas tecnologias no IGESDF através dos links abaixo:

Comissões de incorporação de tecnologias no IGESDF

● CFT – Comissão de Farmácia e Terapêutica A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é a instância colegiada de caráter permanente e integrante da estrutura regimental do IGESDF, de natureza consultiva, científica, educativa, deliberativa, subordinada à Diretoria Executiva do Instituto. Tem composição multidisciplinar. A CFT tem por finalidade a avaliação sistemática da relação dos medicamentos padronizados e disponibilizados no IGESDF e realiza seleção de medicamentos nos diversos níveis de complexidade do sistema; estabelece critérios para o uso dos medicamentos selecionados e avalia-os por meio de protocolos além de definir critérios para a incorporação de novas tecnologias de saúde. Confira o Regimento Interno.

● CIPES – Comissão de Incorporação de Produtos e Equipamentos para Saúde A Comissão de Incorporação de Produtos e Equipamentos para Saúde (CIPES) é a instância colegiada de caráter permanente e integrante da estrutura regimental do IGESDF, de natureza consultiva, científica, educativa, deliberativa, subordinada à Diretoria Executiva do Instituto. Tem composição multidisciplinar. A CIPES tem por finalidade a avaliação sistemática da relação dos produtos e equipamentos hospitalares padronizados e disponibilizados no IGESDF, estabelecendo critérios para o uso dos produtos e equipamentos hospitalares selecionados; avaliando sua utilização de definindo critérios para a incorporação de novas tecnologias em saúde. Confira o Regimento Interno.

Mais informações:

tecnologia.saude@igesdf.org.br

Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde –NUATS

Gerência de Inovação em Saúde – GERIS

Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa – DIEP

Compartilhe esta página pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72