Hospitais
Upas

Pesquisa e Inovação

Brazilian Diabetes Study

Título: Brazilian Diabetes Study: a type 2 diabetes prospective cohort.

Pesquisadora responsável: Ana Cláudia Cavalcante Nogueira

Status: Em andamento

 

Para a sociedade: A diabetes tipo 2 (DM2) é uma síndrome degenerativa, progressiva, que se caracteriza por um estado hiperglicêmico (açúcar no sangue elevado), com repercussões nos pequenos e nos grandes vasos. A diabetes é responsável por aumentar cerca de duas a quatro vezes a probabilidade de o paciente manifestar doença arterial coronária (angina, infarto do coração) e AVC. Estratégias para estimar a progressão da doença vascular ainda são limitadas, especialmente em estágios mais precoces da diabetes. A coleta de dados relativos ao controle da diabetes possibilitará estudo das condições atuais do tratamento da doença, bem como a necessidade de intervenção em aspectos específicos do tratamento.

 

Para o pesquisador: Trata-se de um estudo do tipo coorte prospectivo, nacional e multicêntrico onde todos os voluntários diabéticos dos centros participantes serão avaliados, uma estimativa de 2000 pacientes. Os desfechos primários serão: Revascularização miocárdica; amputação de membros; acidente vascular encefálico (AVE); infarto não fatal e morte. Será criado um algoritmo de estimativa de evento cardiovascular em 10 anos em pacientes diabéticos tipo 2 adequado ao cenário brasileiro.

No cenário brasileiro, nenhuma ferramenta de risco cardiovascular que contemple as particularidades desta população está disponível.

Compartilhe: