Hospitais
Upas

Pesquisa e Inovação

Estudo Aclara

Título: PREVALÊNCIA, EPIDEMIOLOGIA, CARACTERIZAÇAO E MECANISMOS DA INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA SOBRE CRÔNICA (IHAC) NA AMÉRICA LATINA (da língua inglesa “Acute-on-Chronic Liver Failure”, ACLF). COMPARAÇÃO DE DADOS OBTIDOS EM OUTROS ESTUDOS REGIONAIS (EUROPA E ASIA) (ESTUDO ACLF-ACLARA)

 

Pesquisadora responsável: Liliana Mendes

Status: Em andamento

 

Para a sociedade: Na cirrose, existe um risco aumentado do paciente apresentar complicações conhecidas com as expressões “síndrome de insuficiência hepática aguda sobre crônica” ou “insuficiência hepática crônica agudizada”, que estão associadas a falência de outros órgãos e risco importante de óbito em curto prazo. Tais complicações foram recentemente caracterizadas em estudos realizados na Europa e Ásia. Entretanto, pouco se conhece sobre essa condição no Brasil e na América Latina. A comparação de pacientes brasileiros com pacientes de outros países poderá ser de grande valor clínico. Para uma melhora dos tratamentos ofertados na medicina, é necessário entender com que frequência essa síndrome ocorre, os mecanismos que envolvidos em seu desenvolvimento, suas causas e consequências para o paciente.

 

Para o pesquisador: O estudo ACLF-ACLARA consiste em investigação prospectiva, observacional de 1.300 pacientes com cirrose, hospitalizados por descompensação aguda com e sem ACLF (insuficiência hepática aguda sobre crônica, da língua inglesa “Acute-on-Chronic Liver Failure”) nos 62 hospitais participantes.

Serão analisados dados clínicos e laboratoriais padronizados e amostras para quantificar níveis circulantes de indutores e mediadores inflamatórios, biomarcadores de disfunção circulatória sistêmica e estresse oxidativo, função celular imune inata, morte celular, genotipagem (obtida apenas na admissão), transcriptômica e metabolômica serão obtidas na admissão, 10 dias após a admissão e no momento da alta. O curso clínico de um ano (sobrevida, transplante hepático e causas de morte) também será registrado.

Compartilhe: