Quais são os horários de funcionamento do Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e das UPAs?
O Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O atendimento nas UPAs é por ordem de chegada ou por classificação de risco?
- Recepção e cadastro: o paciente realiza o registro e apresenta documento de identificação.
- Classificação de risco: um profissional de saúde avalia o quadro clínico e define a prioridade de atendimento.
- Atendimento médico: ocorre conforme a classificação estabelecida.
- 🔴 Vermelho: emergência – atendimento imediato
- 🟠 Laranja: muito urgente
- 🟡 Amarelo: urgente
- 🟢 Verde: pouco urgente
- 🔵 Azul: não urgente
O que devo fazer em casos de urgência ou emergência?
- Procure a unidade de saúde mais próxima.
- Apresente-se na recepção com documento de identificação e informe os sintomas.
- Aguarde a classificação de risco, realizada por um profissional de saúde, que definirá a prioridade de atendimento.
- Siga as orientações da equipe médica.
O Hospital de Base realiza atendimento particular ou apenas pelo SUS?
O Hospital de Base do Distrito Federal realiza atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Não são realizados atendimentos particulares nem por convênios.
Como faço para agendar uma consulta médica no Hospital de Base ou no HRSM?
Posso remarcar ou cancelar meu agendamento pelo aplicativo ou telefone?
O Hospital de Base e o HRSM não realizam marcação, remarcação ou cancelamento de consultas por telefone ou aplicativo.
Essas solicitações devem ser feitas presencialmente, na unidade onde o paciente foi atendido ou conforme orientação da equipe assistencial.
Quem realiza o agendamento dos exames — o hospital ou a Central de Regulação da SES/DF?
Todos os exames seguem critérios de regulação estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Quanto tempo demora, em média, para conseguir um agendamento após o encaminhamento médico?
O tempo de espera varia conforme a prioridade clínica, a disponibilidade de vagas e o tipo de procedimento solicitado.
Por esse motivo, não é possível estimar um prazo fixo para agendamento. Os atendimentos são realizados de acordo com critérios técnicos de prioridade definidos pela regulação da SES-DF.
Como posso saber minha posição na fila de espera para consulta ou exame?
A pesquisa é feita por meio do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou do Número de Serviço informado no encaminhamento médico.
Como é feito o agendamento de cirurgias eletivas?
As cirurgias eletivas são agendadas por meio do Sistema de Regulação (SISREG III), de acordo com encaminhamento médico e critérios de prioridade clínica.
Após a indicação cirúrgica, o paciente é incluído na fila de regulação, e o agendamento é realizado conforme disponibilidade e urgência do caso.
Existe uma lista de espera para cirurgias? Como posso acompanhar?
Sim. Os pacientes são incluídos em lista de espera regulada pela SES-DF, de acordo com o tipo de cirurgia e a prioridade clínica.
O acompanhamento pode ser feito pelo site https://www.mpdft.mp.br/acompanhamento-sus-df/, mediante o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou do Número de Serviço.
Quais são os critérios para priorização de pacientes em cirurgias e internações?
A priorização dos pacientes segue critérios médico-assistenciais e regulatórios, definidos conforme a gravidade do caso, risco clínico e tempo de espera.
Os critérios são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e validados pelas equipes médicas das unidades hospitalares.
O hospital realiza cirurgias particulares ou apenas via regulação do SUS?
Não são realizados procedimentos particulares ou conveniados.
Como posso obter informações sobre um paciente internado?
As informações sobre pacientes internados podem ser obtidas presencialmente, mediante identificação e comprovação de vínculo familiar ou autorização do paciente.
Por questões de sigilo médico e privacidade, informações detalhadas sobre o quadro clínico não são fornecidas por telefone ou meios eletrônicos.
Onde posso retirar medicamentos de uso contínuo fornecidos pelo SUS?
É possível verificar todos os medicamentos padronizados na rede através do site da Secretaria de Saúde (https://www.saude.df.gov.br/reme-df). A Relação de Medicamentos do Distrito Federal (REME-DF) contém os medicamentos selecionados e disponíveis no âmbito da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A REME-DF enumera e descreve todos os fármacos, com informações sobre grupos farmacológicos, nível de atenção em que ocorre cada dispensação e para quais doenças e/ou agravos em saúde os medicamentos são indicados.
Nesta relação, também é possível verificar qual a farmácia da rede que disponibiliza cada medicamento.
O IgesDF participa do programa Farmácia Popular?
Não. O IGESDF não possui farmácia conveniada ao programa. O programa atua em parceria com farmácias da rede privada e pode ser acessado tanto nas unidades básicas de saúde quanto nas farmácias conveniadas.
Como saber se um medicamento está disponível na farmácia do hospital?
- Ácido Ursodesoxicólico 300 mg
- Ácido Zoledrônico 5 mg/100 ml (somente para pacientes do sexo masculino)
- Baclofeno 10 mg
- Clopidogrel 75 mg
- Enoxaparina 40 mg
- Enoxaparina 60 mg
- Enoxaparina 80 mg
- Imiquimode creme 50 mg/250 mg
- Teriparatida solução injetável 250 mcg/ml (somente para pacientes do sexo masculino)
- Para saber a disponibilidade desses medicamentos faz-se necessário comparecer na farmácia ambulatorial no Hospital de Base ou ligar para o telefone 3550- 8900, ramal 8915.
O que fazer se o medicamento prescrito não estiver disponível na rede pública?
Se o medicamento for padronizado e estiver em falta, você poderá perguntar no balcão da farmácia se há previsão de normalização do estoque. Também é possível registrar uma manifestação na ouvidoria da instituição, por meio do sistema de ouvidorias.
Posso retirar medicamentos em nome de outra pessoa? Quais documentos são necessários?
Na farmácia ambulatorial de média complexidade do IGESDF, localizada no ambulatório do Hospital de Base, um familiar poderá retirar o medicamento em nome do paciente. Para isso, deverá comparecer munido da prescrição em duas vias, cartão SUS, documento pessoal e formulário exclusivo devidamente preenchido pelo prescritor. O formulário pode ser encontrado no site da Secretaria de Saúde (https://www.saude.df.gov.br/farmacias-atencao-secundaria). Todas as informações sobre os documentos necessários também estão disponíveis nessa mesma aba do site.