Alunos doam 115 frascos para armazenar leite materno ao Hospital de Santa Maria


Publicado em: 02 de agosto de 2019

Banco de Leite ainda precisa de mais recipientes para coletar e guardar o alimento servido aos bebês internados

Em um gesto de solidariedade, os alunos do Centro Educacional 310 de Santa Maria doaram 115 potes de vidro ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Maria (BLH/HRSM). Os recipientes são de fundamental importância, porque são usados para que armazenar o leite materno que alimenta e salva a vida de bebês internados na UTI da unidade hospitalar.

“Há 10 anos, essa escola mantém essa parceria de coleta de vidros para o Banco de Leite de Santa Maria. Os adolescentes fazem uma gincana e um dos itens que mais contribui para aumentar a pontuação das equipes são o recolhimento de frascos de vidro com tampa plástica”, explicou a nutricionista e chefe do Banco de Leite, Sara Ansani.

Ao todo, são 500 alunos do ensino médio e 12 deles representaram a escola durante a entrega dos itens. “Essa contribuição foi muito importante, mas precisamos de mais. Por isso, contamos com a ajudar da população”, disse Sara, ao lembrar que também precisa de doações de leite materno.

Por mês, o Banco de Leite de Santa Maria recolhe, em média, de 90 litros de leite, beneficiando de 600 a 700 crianças.

COMO DOAR OS POTES? A entrega pode ser feita no hall de entrada do hospital ou no Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria. Os vidros usados para armazenar leite têm que ser de vidro com tampa de plástico, como os café solúvel.

COMO DOAR LEITE? “Para doar, é simples. As mães devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo ou pelo telefone 160, opção 4, e fazer o cadastro. Depois, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) visita a residência da doadora para deixar o kit de doação (frascos, mascara e touca). A doadora faz a coleta em casa e uma vez por semana os bombeiros passam recolhendo o leite”, explica a nutricionista Sara.

Outra opção para se cadastrar como doadora é acessar o site Amamenta Brasília , ligando no telefone 160 – opção 4, ou através do telefone do Banco de Leite de Santa Maria: 61 2017-1500, ramal 5529.

 

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Fotos: Divulgação

Não deixe de compartilhar: