Institucional

Sobre o Iges-DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) é um serviço social autônomo (SSA) criado pela Lei nº 6.270/19 para ampliar o modelo do Instituto Hospital de Base (IHBDF). Atualmente, o Iges-DF faz a gestão do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria, além das unidades de pronto atendimento (UPAs) de Ceilândia, do Núcleo Bandeirante, do Recanto das Emas, de Samambaia, de São Sebastião e de Sobradinho.

Por se tratar de um SSA, o instituto tem natureza de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. Com regulamentos próprios, o Iges-DF consegue dar mais celeridade a processos de contratação de recursos humanos e aquisição de bens e serviços. Isso torna possível a resolução de problemas crônicos da saúde pública do Distrito Federal.

Para assumir as unidades que hoje estão sob sua gestão, o Iges-DF realizou uma série de ações como o dimensionamento de recursos humanos e o início da seleção de profissionais para recompor os quadros de pessoal das oito unidades, além da manutenção e da reforma das UPAs e do Hospital Regional de Santa Maria e de garantir o reabastecimento de medicamentos e materiais médico-hospitalares.

Missão – Gerir estrategicamente serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal, aliado ao desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa e de gestão em saúde, em cooperação com a Secretaria de Saúde.

Visão – Ser e expandir o modelo de gestão em saúde, ensino e pesquisa que melhor cuida de pessoas no Brasil.

Valores – As organizações são orientadas por valores que se constituem como parâmetros básicos que direcionam a administração, o funcionamento e os relacionamentos, internos e externos.

Constituído por quatro pilares (Respeito à Dignidade Humana; Excelência; Espírito de Corpo; e Integridade), os valores organizacionais que regem o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal complementam a sua missão. Eles são a base de qualquer decisão ou ação tomada pela organização. Ademais, são inegociáveis e atemporais e devem imprimir coerência entre a estratégia e as ações.

 

DOCUMENTOS


Organograma

Plano estratégico

Lei n° 5.899/2017 – Instituição do Iges-DF

LEI Nº 6.270/2019 – mudança de IHBDF para Iges-DF

Decreto n Nº 39.674/2019

Decreto nº 40.395/2020 – Estatuto

Regimento interno

Regulamento de seleção de pessoal

Regulamento de compras

Contrato de gestão

Termo aditivo ao contrato de gestão

Estrutura organizacional