A Educação Permanente em Saúde (EPS) conta com a produção de conhecimento na instituição de saúde, em que o aprender e o ensinar incorporam-se ao cotidiano no trabalho. Baseia-se no conhecimento significativo e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, a partir dos problemas enfrentados levando em consideração os conhecimentos e as experiências do dia a dia.
Objetivos
- Elaborar estratégias de qualificação e promover capacitação, atualização e desenvolvimento dos profissionais de saúde, a partir do diagnóstico situacional identificado em cada setor. Tudo feito por meio da problematização, bem como reflexão sobre o processo de trabalho que acontece no cotidiano do serviço.
- Realizar articulação com outros setores, para o desenvolvimento de atividades educacionais, de modo a atender às necessidades e demandas locais.
- Capacitar multiplicadores para que os mesmos treinem e orientem sua equipe de forma integral e contínua.
- Aumentar autonomia, segurança e responsabilidade dos colaboradores devido ao aperfeiçoamento contínuo.
Como acontece?
- A Educação Permanente em Saúde do IGES-DF segue um cronograma de treinamentos in loco, de acordo com o diagnóstico situacional das unidades. Os treinamentos ocorrem em todas as unidades assistenciais, de acordo com a agenda educacional, por uma equipe exclusiva da EPS.
- A Educação Permanente Multiprofissionais é realizada mensalmente pelos gestores de cada unidade, com acompanhamento da equipe da EPS. Dentro da educação permanente em saúde multiprofissional podemos contar com as seguintes áreas: Fisioterapia, Farmácia, Terapia ocupacional, Fonoaudióloga, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Laboratório, Nutrição, entre outras.
- A Educação Permanente em Saúde Médica tem contado com as reuniões cientificas, estudos de caso clínicos e treinamentos práticos de cada especialidade.
- A construção dos cronogramas e o acompanhamento são feitos em conjunto com a equipe de Educação Permanente em Saúde.