Pesquisa e Inovação

Centro de Pesquisa

O papel da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Direp) é gerar conhecimento aplicado para qualificar o cuidado em saúde de média e alta complexidade, alinhado com objetivos estratégicos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

O objetivo da pesquisa clínica é fomentar o desenvolvimento científico-institucional e melhorar a qualidade da atenção à saúde da população. No Iges-DF, a Gerência de Pesquisa e Inovação é responsável por esse processo.

Vantagens de fazer pesquisa clínica no Iges-DF

O Iges-DF é composto pelo Hospital de Base (média e alta complexidade), pelo Hospital Regional de Santa Maria (média complexidade) e pelas seis unidades de pronto atendimento (UPAs). O potencial de pesquisa do Iges está na casuística. Dados do primeiro trimestre de 2019 mostram a realização de 161.993 atendimentos e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico em mais de 47 especialidades médicas.

Com essa estrutura à disposição, o Centro de Pesquisa Clínica conduz estudos de diferentes especialidades e faz exames e procedimentos requeridos nos protocolos de pesquisa usando as instalações desses serviços, garantindo qualidade e segurança às pesquisas.

Infraestrutura

O Hospital de Base funciona desde 1960 e é referência em tratamentos de alta complexidade em nível ambulatorial e hospitalar. É uma unidade de referência da Região Centro-Oeste e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) para atendimento de trauma, atenção oncológica, urgências e emergências clínicas e atendimento de doenças crônicas.

O Hospital Regional de Santa Maria atende uma região com alta densidade populacional, na parte sul do Distrito Federal. É referência para a população local e de cidades do Entorno.

Hoje, o Hospital de Base conta com aproximadamente 662 leitos, 68 deles de UTI. Tem ainda estrutura de suporte diagnóstico e terapêutico amplo e complexo.

Nosso centro de pesquisa possui um ultrafreezer a -80ºC e diversos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, não exclusivos do centro de pesquisa, mas que podem ser utilizados para estudos diversos:

  • Anatomia patológica e citopatologia
  •  Eletroneurofisiologia
  • Endoscopia digestiva
  • Endoscopia respiratória
  • Hemodinâmica
  • Medicina nuclear
  • Laboratório clínico
  • Quimioterapia
  • Radiologia e diagnóstico por imagem
  • Radioterapia

O Hospital de Base possui ainda um fluxo de agendamento para ambulatório de pesquisa, com possibilidade de inclusão de coordenadores de protocolos de pesquisa conforme disponibilidade de recursos do projeto.

O Hospital Regional Santa Maria conta com 414 leitos, com algumas especialidades distintas do Hospital de Base, como ginecologia e obstetrícia, pediatria e UTI neonatal. As UPAs também ofertam alguns atendimentos distintos, como atenção secundária.

Quem pode participar

Como pesquisadores, podem participar todos os colaboradores do Iges-DF e aqueles que têm algum vínculo com a instituição (residentes, estagiários, graduandos), com um pesquisador que seja colaborador do Iges-DF. Como um sujeito de pesquisa, qualquer cidadão pode participar.

É importante que o sujeito de pesquisa seja bem esclarecido por meio do termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) em relação a todos os procedimentos que serão realizados durante a pesquisa, os riscos e benefícios, além dos seus direitos e deveres relacionados à participação no estudo.

Boas práticas clínicas

As pesquisas seguem um fluxo de submissão já determinado pela Gerência de Inovação, Ensino e Pesquisa, garantindo um padrão para a aplicabilidade do projeto. A instituição conta com um Conselho Científico, que tem como objetivo avaliar e dar suporte a todas as pesquisas. Conta ainda com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), devidamente aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Toda a equipe está empenhada em obedecer os preceitos legais, as resoluções do Conselho Nacional de Saúde – CEP/Conep e dar celeridade ao processo de avaliação e aprovação de pesquisas no Iges-DF, assim essas avaliações ocorrem até 26 dias.

Equipe de pesquisa clínica

O Iges-DF tem um corpo de profissionais de saúde qualificado para participação em protocolos de pesquisas multicêntricas, composto por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas. Em termos de qualificação acadêmica, a instituição conta com 46 mestres e 28 doutores.

Fale conosco

E-mail: dep.pesquisa@igesdf.org.br

Telefone: (61) 3550-8837