O Programa de Integridade do IGESDF consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos de conformidade, controle interno, gestão de riscos e auditoria, com o objetivo de prevenir, detectar e sanar desvios eventuais irregularidades no âmbito institucional, efetivando-se o valor da integridade previsto no Planejamento Estratégico vigente.
As ações de integridade desenvolvidas e geridas pela Controladoria Interna, por meio da Coordenação de Compliance e Governança, alinham-se à Lei nº 6.112/18 (Lei de Integridade do Distrito Federal), à Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e às melhores práticas de compliance, promovendo e disseminando uma cultura organizacional baseada em padrões elevados de conduta ética.
Nesse sentido, o programa é desenvolvido com base em 10 pilares norteadores, quais sejam:
- Suporte da Alta Administração;
- Código de Ética e Conduta;
- Gestão de Riscos e Controles Internos;
- Gestão de Terceiros;
- Treinamento e Comunicação;
- Responsabilidade Social;
- Transparência;
- Canal de Denúncias;
- Apurações disciplinares;
- Auditorias periódicas

Além da Coordenação de Compliance e Governança, a estrutura de controles internos do IGESDF é composta pela Coordenação de Corregedoria, Coordenação de Transparência e Ouvidoria e a Coordenação de Auditoria, áreas vinculadas à Controladoria Interna e que cooperam institucionalmente para o cumprimento dos pilares do Programa de Integridade.
Portanto, é fundamental que a organização permaneça em constante conformidade perante as normativas internas, políticas e demais normas regulatórias que lhes são aplicáveis. Ratifica-se, portanto, o propósito institucional de tornar o IGESDF referência de gestão em saúde, ensino e pesquisa, com a finalidade de alcançar a missão, visão e valores institucionais.


