Programa de Integridade

Programa de Integridade
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O Programa de Integridade do IGESDF consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos de conformidade, controle interno, gestão de riscos e auditoria, com o objetivo de prevenir, detectar e sanar desvios eventuais irregularidades no âmbito institucional, efetivando-se o valor da integridade previsto no Planejamento Estratégico vigente.

As ações de integridade desenvolvidas e geridas pela Coordenação Interna, por meio da Assessoria de Compliance e Governança, alinham-se à Lei nº 6.112/18 (Lei de Integridade do Distrito Federal), à Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e às melhores práticas de compliance, promovendo e disseminando uma cultura organizacional baseada em padrões elevados de conduta ética.

Nesse sentido, o programa é desenvolvido com base em 10 pilares norteadores, quais sejam:

  1. Suporte da Alta Administração;
  2. Código de Ética e Conduta;
  3. Gestão de Riscos e Controles Internos;
  4. Gestão de Terceiros;
  5. Treinamento e Comunicação;
  6. Responsabilidade Social;
  7. Transparência;
  8. Canal de Denúncias;
  9. Apurações disciplinares;
  10. Auditorias periódicas

Além da Coordenação de Compliance e Governança, a estrutura de controles internos do IGESDF é composta pela Coordenação de Corregedoria, Coordenação de Transparência de Ouvidoria e a Coordenação de Auditoria, áreas vinculadas à Controladoria Interna e que cooperam institucionalmente para o cumprimento dos pilares do Programa de Integridade.

Portanto, é fundamental que a organização permaneça em constante conformidade perante as normativas internas, políticas e demais normas regulatórias que lhes são aplicáveis. Ratifica-se, portanto, o propósito institucional de tornar o IGESDF referência de gestão em saúde, ensino e pesquisa, com a finalidade de alcançar a missão, visão e valores institucionais.

O IGESDF recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC
 
O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Projeto Agentes de Integridade
 
O Projeto Agentes de Integridade consiste em promover o engajamento dos colaboradores nas ações que incentivam à ética, disseminando a cultura de integridade, incentivando e orientando quanto à observância das normas internas, em especial quando ao Código de Ética e Conduta do Instituto. Cada unidade gerida pelo IGESDF possui um agente de integridade, que participa voluntariamente do projeto. 
 
Além de disseminar a cultura de integridade, os agentes auxiliam a Coordenação de Compliance e Governança na identificação das ações prioritárias, a fim de realizar um planejamento mais efetivo. 
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IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

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