O Núcleo de Inovação e Saúde Digital é responsável por fomentar, instituir e gerenciar estratégias de telessaúde, trazendo o ambiente digital para as práticas assistenciais.
A telessaúde abrange todos os campos envolvidos na garantia de saúde e a telemedicina representa o ato médico exercido por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação.
A telemedicina representa um grande avanço na prestação de cuidados em saúde por desempenhar um papel estratégico na integralidade do cuidado, reduzindo a distância e reduzindo a dificuldade de acesso a profissionais de saúde especializados.
É justamente nesse contexto da melhoria do acesso e qualidade que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) implantou o programa de Telemedicina.
A Telemedicina atualmente desenvolvida no IGESDF envolve duas modalidades – teleinterconsulta e telediagnóstico, com projeção para expansão do teleconsulta.
- Agilizar o processo de resolução de problemas,
- Aumentar da eficiência,
- Facilitar o acesso a profissionais especializados
- Humanizar o atendimento.
Garantir a homogeneização da qualidade do cuidado
–>A Telemedicina desenvolve os seguintes serviços:
É uma atividade desempenhada por dois médicos: um da unidade demandante e o especialista da central de telemedicina. Tendo como principal objetivo o enriquecimento do atendimento diante de uma visão especializada, sem que o paciente precise se deslocar para tal. O médico consultor é responsável por emitir parecer mediante informações fornecidas.
O programa do IGESDF conta com o apoio de médicos teleconsultores para a equipe médica das Unidades de Pronto Atendimento. As 07 especialidades que atualmente fazem parte do projeto do IGESDF são: cardiologia; clínica médica; nefrologia; neurologia; infectologia; pneumologia e psiquiatria.
Este apoio é desenvolvido por meio da troca de conhecimento, do fornecimento de orientações e sugestões de intervenções conjuntas propostas ao médico das unidades de Pronto Atendimento (solicitante) pelo médico teleconsultor (especialista).
Os atendimentos são realizados na modalidade síncrona, com a discussão ocorrendo em tempo real, por videoconferência. Assim sendo, estas ações visam ampliar a capacidade resolutiva ao integrar os profissionais de saúde que estão na extremidade da rede aos especialistas da alta complexidade. Os dados obtidos são registrados em um protocolo específico para este fim e no prontuário eletrônico.
O telediagnóstico baseia-se no laudo à distância de um exame chamado eletrocardiograma realizado in loco, nas Unidades de Pronto Atendimento- UPA, a partir do envio dos dados desses exames, através do prontuário eletrônico. O exame é enviado para o cardiologista da central de Telemedicina, que realiza a análise dos dados disponíveis e registra o laudo no prontuário médico eletrônico do paciente.
O telediagnóstico é um rápido diagnóstico de patologias que podem representar risco à vida, bem como, o afastamento de hipóteses diagnósticas, favorecendo a tomada de decisão rápida e correta.
A telemedicina é uma estratégia de logística de saúde fundamentada na aplicação de método digital de raciocínio investigativo médico, com recursos interativos digitais.