Com o objetivo de fortalecer as atividades empreendidas pelo IGESDF voltadas à saúde e qualidade de vida no trabalho de seus funcionários, e dar prosseguimento às iniciativas até então realizadas pelo Programa Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (CSSQT), a Diretoria Vice-Presidência, à época conduzida pela diretora presidente do IGESDF, Mariela Souza de Jesus, criou, em julho de 2021, o Projeto Acolher: Cuidando da Saúde Mental do Colaborador, elaborado pela psiquiatra Renata Rainha e pela assessora Nayane Taniguchi.
Dados do primeiro semestre de 2021, apresentados pela CSSQT, indicavam aumento no absenteísmo dos colaboradores oriundos de transtornos mentais (CID F), agravado, ainda, pela pandemia de Covid-19, iniciada em março e 2020, cujo prolongamento do cenário resultou em sobrecarga no sistema de saúde global, e em um extensivo período que imprimiu, aos profissionais e gestores em saúde, desafios nunca antes impostos, principalmente em unidades que atuavam na linha de frente no enfrentamento ao vírus e casos graves da doença.
O escopo inicial do Projeto previu a oferta de atendimentos psicológicos e psiquiátricos, especificando as modalidades de atendimento e as necessidades para seu pleno funcionamento, entre elas a constituição de salas voltadas especificamente para o acolhimento dos colaboradores e a composição do quadro de profissionais que atuariam no Projeto. Já no mês de criação, em julho de 2021, foram iniciados os atendimentos, ainda em local provisório. Ao final de agosto, as consultas passaram a ser realizadas no Espaço Acolher do Hospital de Base; e, em setembro do mesmo ano, foram iniciados os atendimentos psicológicos.
Em menos de seis meses de atuação – julho a dezembro de 2021, o Acolher superou a marca de 724 atendimentos, atendendo, ao todo, 495 colaboradores, de todas as unidades do Instituto, alcançando 6% do total de colaboradores do IGESDF – 9.077 – à época . Ao considerar as outras iniciativas desenvolvidas no âmbito do Acolher, a exemplo das Oficinas de Bem-Estar, Rodas de Conversa setoriais e temáticas, o Projeto realizou ações de acolhimento a 726 colaboradores, representando 8% do quadro total de ativos do IGESDF. O contínuo acompanhamento aos colaboradores apresentou os primeiros resultados positivos, visto que, em apenas 4% dos casos atendidos, houve afastamento das atividades laborais. 96% dos profissionais continuaram exercendo suas funções, permanecendo acompanhados pelo Acolher, na Psiquiatria e/ou Psicologia.
A adesão dos colaboradores ao Projeto, demonstrados pelos números apresentados, justificou sua ampliação e nova organização para o ano de 2022, na oferta de outras especialidades, no incremento da equipe e dos espaços físicos destinados para este fim. A partir da inclusão da Nutrição e da Ginástica Laboral, no final do primeiro trimestre de 2022, observou-se a necessidade da adaptação do nome do Projeto, contemplando, assim, o próprio conceito ampliado da saúde – Projeto Acolher: Cuidando da Saúde do Colaborador
Atualmente o projeto oferece aos colaboradores atendimentos nas áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição e acupuntura. Os colaboradores contam ainda com a atuação/orientação de um educador físico para ações como ginástica laboral e o grupo de caminhada/corrida.
Os Serviços como Reiki, meditação, yoga, fisioterapia e outros são oferecidos por voluntários e parceiros.
2021
- Atendimentos: 1636
- Atendimentos Psicológicos: 1113
- Atendimentos Psiquiátricos: 523
- Colaboradores Atendidos: 1023
2022
Psicologia
- Atendimentos: 952
- Novos colaboradores participando do projeto: 270
Janeiro: 135 | Fevereiro: 199 | Março: 189 | Abril: 171 | Maio: 148 | Junho: 110
Psiquiatria
- Atendimentos: 387
- Novos colaboradores participando do projeto: 31
Janeiro: 53| Fevereiro: 59| Março: 86| Abril: 41| Maio: 81| Junho: 67
Em apenas 3% do total de atendimentos (1339), foi necessário o afastamento do colaborador.
O Projeto Acolher: Cuidando da Saúde do Colaborador compreende um conjunto de ações a fim de garantir a saúde integral dos colaboradores do IGESDF, e tem, por objetivos:
- Promover o acolhimento aos colaboradores do IGESDF;
- Promover a conscientização acerca da importância dos cuidados com a saúde;
- Prevenir doenças relacionadas a transtornos mentais e ocupacionais;
- Sensibilizar gestores e colaboradores do Instituto sobre à saúde de seus colaboradores;
- Prestar apoio ao(à) colaborador(a) afastado(a) por transtornos relacionados à saúde mental, possibilitando seu retorno às atividades laborais;
- Possibilitar a manutenção do colaborador em suas atividades laborais por meio do acompanhamento psicológico e psiquiátrico contínuo, bem como das outras especialidades compreendidas no Projeto;
- Reduzir o índice de absenteísmo, a fim de garantir a prestação de atendimento de qualidade à população do DF, evitando a desassistência nas unidades administradas pelo Instituto e reduzindo a sobrecarga das equipes;
- Ofertar atendimento ao colaborador do IGESDF, contribuindo para profissionais e ambientes de trabalho saudáveis;
- Atender as demandas dos próprios colaboradores relacionadas à disponibilização de atendimento nas especialidades compreendidas pelo Projeto;
- Promover ações informativas, de conscientização, orientação e de sensibilização acerca de temas relacionados à saúde, na sua integralidade; entre outros.
As atividades do Projeto Acolher: Cuidando da Saúde do Colaborador compreendem um conjunto de ações de promoção, prevenção e de orientação, nas seguintes especialidades:
- Atendimento psicológico presencial e/ou on-line;
- Atendimento psiquiátrico presencial;
- Atendimento nutricional presencial e/ou on-line;
- Atendimento médico (Acupuntura);
- Atividades com Educador Físico nas unidades do IGESDF;
Além de ações de cunho informativo, de orientação e/ou de sensibilização.
Os atendimentos realizados pelo Projeto Acolher são exclusivamente de caráter ambulatorial (mediante agendamento prévio, nos canais disponibilizados para este fim, seguindo os fluxos de cada unidade do IGESDF, conforme capacidade da equipe e disponibilidade de agenda), e são realizados nos Espaços Acolher, salas destinadas exclusivamente para as atividades do Projeto nas unidades do IGESDF, sendo vedada a utilização para qualquer outro fim; e de forma itinerante, especificamente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e administrativas do Instituto.
Os atendimentos realizados no escopo do Projeto Acolher: Cuidando da Saúde do Colaborador são destinados exclusivamente aos colaboradores ativos, celetistas e/ou estatutários da Secretaria de Saúde do Distrito Federal cedidos ao IGESDF. Ao profissional atendido, é garantido sigilo, conforme códigos de ética e de conduta de cada especialidade. Em casos de desligamento do(a) colaborador(a), este(a) automaticamente passa a não ser mais atendido no Acolher, de modo a evitar situações que configurem manutenção do vínculo trabalhista.
No escopo de sua atuação, não estão incluídos procedimentos relacionados à elaboração de relatórios médicos (exceto para os colaboradores em atendimento pelo Projeto) e periciais; também não são autorizados atendimentos de emergência e/ou que necessitem de medicação e/ou internação.
Dalton Augusto Correia Salles – Psicólogo, pós-graduado em Psicologia Hospitalar. Atuação profissional com terapia cognitiva comportamental (TCC) voltada para adultos, adolescentes e casal.
Vanessa Alves Cardoso – Neuropsicóloga especialista em Avaliação Psicológica e Psicologia Hospitalar e da Saúde. Vasta experiência na área clínica e atuante há mais de quinze anos.
Anamaria Pugsley – Psicóloga clínica no atendimento ao público infanto-juvenil e adulto há oito anos, com a abordagem cognitiva comportamental (TCC).
Amsha Carvalho de Lima – Psicóloga especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).
Igor Wallace de Oliveira Almeida – Psicanalista Clínico e pós-graduado em psicossomática. Oito anos de experiência em consultório clínico.
Danielle Afonso Storck – Psicóloga, especialista em Psicoterapia Analítica Comportamental, formação em Estimulação Cognitiva aplicada a idosos, Experiência em psicologia hospitalar e na Saúde Mental.
Izabel Regina de Oliveira – Psicóloga, pós-graduanda em Psicologia hospitalar e neurociência do comportamento. Formação em terapia cognitiva comportamental (TCC).
Mir Rodrigues da Cruz – Educador Físico, pós-graduado em Fisiologia do Exercício Biomecânica e Personal Trainer.
Ahmed El Tassa, médico com vasta formação e experiência tanto em Medicina Ocidental quanto Oriental. Mestre em Filosofia da Medicina Chinesa pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) em Beijing-China.
Ingrid Wallau – Especialista em Psiquiatria Geriátrica pelo Hospital São Vicente de Paulo. Pós-graduada em Neurociências e Comportamento e em Terapia Cognitivo Comportamental. MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde (PUC-RS).
Brenda Luz – Médica pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Psiquiatra pelo Hospital Universitário de Brasília, especialista em Saúde Pública e Saúde Coletiva.
Mariana Figueiredo – Médica pela Universidade Católica de Brasília. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Universitário de Brasília – UnB.
Marissol Lonrenço Hermann – Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residência Médica em Psiquiatria, possui experiência em Centro de Atenção Psico Social, tendo atuado como responsável técnica.
Michelle Christine Oliveira de Souza – Nutricionista, pós-graduada em terapia nutricional pela USP com formação na área de nutrição comportamental.
Os colaboradores que desejarem atendimento com as especialidades que fazem parte do programa, deverão inscrever-se pelo e-mail projetoacolher@igesdf.org.br.
O colaborador deverá aguardar a convocação para início do atendimento, considerando a lista de espera de cada especialidade.