Equipamento usado por pacientes com mobilidade reduzida no Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e UPAs –
A partir desta terça-feira (27), o primeiro lote com 100 cadeiras de banho de um total de 300 unidades começam a chegar ao Hospital de Base (HB), ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e às seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. No total, R$182,7 mil foram investidos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) para adquirir os equipamentos – destinados a pessoas com mobilidade reduzida que precisam desse suporte para tomar banho no chuveiro.
“Esse tipo de entrega é muito importante, porque contribui para melhorar a qualidade do atendimento e elevar a segurança do paciente durante o banho. Não podemos esquecer também que é uma ferramenta para melhorar as condições de trabalho dos nossos colaboradores”, ressaltou o superintendente de Administração do IGESDF, Gislei Oliveira.
Para Francisco Araújo, diretor- presidente do IGESDF, as cadeiras são equipamentos, relativamente, simples, mas de fundamental importância para as atividades diárias nas unidades de saúde. “A cadeira de banho é uma necessidade tanto para o usuário quanto para o profissional de saúde. Facilita o tratamento com dignidade para o paciente e ao mesmo tempo é uma ferramenta de trabalho para o técnico de enfermagem”, ressaltou.
Os equipamentos foram adquiridos após o IGESDF identificar o total sucateamento das poucas unidades ainda existentes e a necessidade de adquirir uma quantidade que atenda a demanda existente.
![](http://conceptone3.hospedagemdesites.ws/igesdfwp-content/uploads/2019/11/004.jpg)
Segundo a supervisora da Unidade de Neurocirurgia, uma enfermeira Amanda Borges, como uma quantidade de cadeiras que era muito pequena, o equipamento que tinha sido revezado e, em algumas vezes, era necessário dispensar o banho no chuveiro e fazer uma higienização no leito devido à impossibilidade de levar os pacientes ao banheiro.
“Na Unidade de Neurocirurgia, são até 30 banhos no leito, porque a maioria dos pacientes é acamada e precisa de assistência. Com as cadeiras, os pacientes que têm mobilidade melhor podem tomar banho no chuveiro, o que é muito positivo na evolução deles ”, disse Amanda.
O primeiro lote com 100 cadeiras distribui o modelo adulto / obeso. As outras 200 são apenas modelo adulto.
O chefe do Núcleo de Hotelaria em Saúde do Iges-DF, Célia Regina Vieira, informou que os produtos foram testados e solicitados por uma equipe técnica para garantir a segurança, bem como a qualidade e a resistência.
“As cadeiras de banho são feitas com estrutura rígida e reforçada, com assento resistente, apoio para braço removível e acoplável ao vaso sanitário. Prezamos pela utilização do produto e conforto para o paciente ”, explicou.