Testes para hepatite C são realizados no Ambulatório do Base


Publicado em: 24 de julho de 2019

Rastreamento de pacientes foi o foco da ação

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que transcorre no próximo domingo, a Unidade de Hepatologia, do Hospital de Base (HB) realizou uma ação nesta quarta-feira (24).

Uma equipe, comandada pela médica gastroenterologista especializada em hepatologia, Liliana Sampaio Costa Mendes, ofereceu teste rápido de hepatite C para as pessoas que circulavam pelo Ambulatório do HB.

Ação atendeu 231 pessoas no Ambulatório do HB

De acordo com a médica, durante a tarde foram feitos 231 testes, sendo que três deles deram positivo.

“A partir desse diagnóstico inicial, esses pacientes vão ser encaminhados ao ambulatório de Hepatologia para prosseguir com a investigação e iniciar o tratamento com a maior brevidade possível, pois, se tratada adequadamente, a Hepatite C tem cura”, salienta.

Liliana destacou que a ação, que contou com residentes de Gastroenterologia e de Clínica Médica do HB, tem por objetivo rastrear os pacientes positivos.

“A hepatite C é uma doença silenciosa, por isso, com essa ação temos a possibilidade de identificar os doentes e contribuir com a Organização Mundial de Saúde (OMS) na erradicação da hepatite C até 2030”, finaliza a médica.

Gastroenterologista, Liliana Sampaio, coordenou a atividade

Texto: Leilane Oliveira/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF

Não deixe de compartilhar: