Nesta segunda-feira (7), o presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., realizou uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia II. A finalidade foi verificar processos para implementar a rastreabilidade de medicamentos e utilizar a unidade como modelo de teste em UPAs.
A visita faz parte de uma série de inspeções em unidades geridas pelo IgesDF, visando a revisão de processos e a implementação de tecnologia, incluindo o sistema de rastreabilidade de medicamentos, com o intuito de melhorar o atendimento prestado.
O presidente destacou: “Verificamos hoje junto à farmácia e vimos que essa UPA está pronta, no sentido de implantar uma rastreabilidade de medicações.”
A comitiva que acompanhou o presidente incluiu o diretor de atenção à saúde, Dr. Rodrigo de Sousa Conti, e a superintendente da unidade de atenção pré-hospitalar, Nadja Regina Vieira Cavalcante Carvalho.
A escolha da UPA de Ceilândia II como modelo para a implementação da rastreabilidade de medicamentos foi motivo de satisfação para o Gerente Geral da unidade, Flávio Oliveira Amorim, que expressou: “Essa escolha da UPA como modelo nos deixa muito feliz, nos deixa bastante satisfeitos e estamos abertos a todos os projetos que o IgesDF está trazendo de tecnologia.”
Além disso, outros membros da equipe da UPA também enfatizaram a importância da visita e da prioridade no atendimento aos pacientes. “Eu acho muito importante essa vinda da [ponta], para entender a realidade do que se passa e nos atender, para que assim a gente possa levar um atendimento de excelência ao paciente”, destacou Patrícia Martins Pereira Rocha, coordenadora multi.
O sistema de rastreabilidade de medicamentos já está em pleno funcionamento no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), permitindo mapear o histórico de cada posição do medicamento, desde a origem até o consumidor final. Estima-se que todas as unidades geridas pelo IgesDF, incluindo o Hospital de Base e 13 UPAs, sejam beneficiadas pela plataforma em breve.
O presidente do IgesDF elogiou o empenho dos gestores na busca por melhorias para a saúde e a jornada do paciente, reforçando o comprometimento e aprimoramento dos processos identificados na visita. “ Fica aqui o nosso compromisso, não só com a rastreabilidade, mas em trazer excelência e melhorias significativas para o sistema de saúde da região” finalizou.