Nesta sexta-feira (25) a Gerência Geral de Pessoas em parceria com a Superintendência de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos promoveram uma capacitação dedicada à implementação do Método Lean, visando a eficiência e eliminação de desperdícios em processos internos. O curso ocorreu na Unidade Administrativa do PO 700, do Instituto de Gestão Estratégica (IgesDF) e contou com a participação especial de Isabel Lima, coordenadora de Melhoria Contínua e Black Belt em Lean-Six Sigma, que apresentou o treinamento com maestria.
O Método Lean, conhecido por suas práticas enxutas, reuniu colaboradores do Núcleo de Recrutamento e Seleção (NUSRE), que puderam mergulhar em uma imersão teórica sobre o tema. Com foco na identificação de gargalos e na simplificação de fluxos de trabalho, o evento ofereceu ferramentas concretas para aprimorar a qualidade do serviço prestado à população.
“Escolhemos o RH como nosso primeiro projeto na área administrativa, pois entendemos que a metodologia Lean está intrinsecamente alinhada à essência do Iges, que preza pela celeridade nos processos de contratação de recursos humanos”, explicou com convicção Isabel Lima. “Nossa expectativa é reduzir o tempo de contratação, buscando atingir o nível de excelência dos melhores hospitais do país.”
Ludmilla Coppola, chefe do Núcleo de Recrutamento e Seleção (NUSRE) acrescentou com entusiasmo: “A implantação da metodologia Lean será de extrema importância para o nosso núcleo. Isso permitirá o aumento da produtividade e aprimoramento da qualidade em nossos processos.”
A analista do Núcleo de Recrutamento e Seleção, Francisca da Cunha Barbosa, afirmou: “O recrutamento muitas vezes envolve procedimentos burocráticos e tarefas que não adicionam valor real. O Lean tem o potencial de identificar e eliminar esses desperdícios, tornando todo o processo mais ágil e eficiente.”
O Lean enfatiza a importância do trabalho em equipe, do envolvimento de todos os níveis hierárquicos e da busca contínua por melhorias. No contexto do IgesDF a adoção da Metodologia Lean visa acelerar processos internos, eliminar tarefas desnecessárias, reduzir burocracia e focar nas atividades que geram valor real para os colaboradores e a comunidade.
A metodologia oferece ferramentas e técnicas para analisar e redesenhar processos, reduzir variações, aumentar a qualidade e eficiência, e melhorar a satisfação do cliente. Além disso, promove uma cultura de aprendizado e adaptação constante, permitindo que as organizações respondam de maneira ágil às mudanças do mercado.