Reunindo gestores de diversas áreas para uma jornada de aprendizado sobre liderança estratégica e tomada de decisões, o auditório do Hospital de Santa Maria recebeu, em 30 de agosto, o evento “Papo de Gestão com Eliane Abreu: Liderança Estratégica”, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
Ao longo do dia, os participantes exploraram tanto aspectos teóricos quanto práticos, mergulhando em técnicas que abordaram a compreensão, interpretação e desmistificação do processo decisório. Eliane Abreu, superintendente do HRSM, liderou a iniciativa, que se destacou por proporcionar um ambiente de aprendizado enriquecedor e compartilhamento de vivências.
“A proposta do Papo de Gestão é promover uma maior interação entre os gestores, partilhar saberes e experiências de forma transparente, para aprimorar o nosso modelo”, explicou a superintendente Eliane Abreu. Ela destacou a importância das dicas de planejamento estratégico e abordagens para atendimento ágil e acolhedor, visando fortalecer as habilidades cruciais para o sucesso na gestão de saúde.
O evento facilitou o compartilhamento de desafios individuais e situações cotidianas entre os gestores, resultando em conselhos valiosos e uma rica troca de experiências. A interação direta com Eliane Abreu proporcionou percepções e orientações práticas para aplicação na rotina de gestão.
Estruturado em período matutino e vespertino, o evento permitiu uma exploração completa entre teoria e prática, enfatizando a aplicação do conhecimento por meio de dinâmicas e discussões em grupo. Para Eda Seabra, controladora interna do IgesDF, esse tipo de evento faz a diferença nos resultados: “É fundamental para o avanço do Instituto, conscientizar gestores sobre a importância da gestão estratégica.”
Com foco em pessoas e com uma abordagem de gestão humanizada, os participantes foram incentivados a buscar estratégias inovadoras para aprimorar a eficiência, qualidade e eficácia dos serviços de saúde. Para Eliane Abreu o compromisso com o aprimoramento não se encerra aqui, para os profissionais de sua gestão, a ideia é que a capacitação seja um processo constante, ocorrendo a cada dois meses. “A ideia é desenvolver nossas lideranças de forma estratégica, para melhorar nossos desenpenhos e resultados”, finalizou a superintendente.