Hoje, 25 de setembro, foi realizado o Dia Internacional do Farmacêutico com um café da manhã no jardim do Hospital de Base (HBDF), em homenagem aos profissionais que desempenham um papel na promoção da saúde e bem-estar dos pacientes. A Farmácia Clínica, uma área em constante evolução, coloca o paciente no centro do cuidado, promovendo o uso racional de medicamentos e a otimização da farmacoterapia, contribuindo para a prevenção de doenças e o acompanhamento integral dos tratamentos.
Para a chefe do serviço de Farmácia Clínica do HBDF, Nathalia Lobão, a data representa um momento de enaltecer a profissão farmacêutica no mundo. “A comemoração do Dia Internacional do Farmacêutico é fundamental para considerarmos e valorizarmos o papel vital que desempenhamos na saúde e no bem-estar da sociedade. É uma oportunidade de destacar nossa dedicação ao uso racional de medicamentos, à segurança do paciente e à promoção de uma terapêutica eficaz. E poder enaltecer esse profissional no âmbito do SUS é mais gratificante ainda!”, destaca a chefe do serviço farmacêutico.
A Farmácia Clínica representa um setor farmacêutico que facilita a interação direta entre o farmacêutico e o paciente, criando uma relação próxima e significativa com a equipe de profissionais de saúde. Nesse contexto, as responsabilidades profissionais diversas têm como foco principal a segurança e a orientação adequada no uso de medicamentos.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Farmácia Clínica é focada na ciência e prática do uso racional de medicamentos, atualiza a farmacoterapia, promove saúde e bem-estar, e previne doenças. A abordagem centrada no cuidado ao paciente, levando em consideração sua condição, histórico médico e necessidades individuais.
No Hospital de Base (HB), a Farmácia Clínica tem desempenhado um papel vital desde 2015, atuando em diversas áreas do hospital, incluindo internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Pronto-Socorro (PS) e ambulatório. Conta atualmente com uma equipe de 21 farmacêuticos clínicos, que trabalham em colaboração com programas de residência em Terapia Intensiva e Oncologia. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na otimização dos tratamentos, garantindo o melhor resultado possível para cada paciente e, assim, contribuindo para uma sociedade mais saudável e bem cuidada.