No Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a chegada de novos membros não é apenas uma transição profissional; é o início de uma jornada tratada com toda atenção, cuidado e repleta de humanização.
O processo começa com o acolhimento pelo Núcleo de Desempenho (NUGED), que oferece ao novo colaborador um dia de imersão no programa de integração. São abordados temas essenciais, incluindo informações sobre o IgesDF, valores, recursos humanos e benefícios. Todas as informações necessárias para o início da trajetória do colaborador são compartilhadas nesse período.
Concluída a etapa inicial de imersão, acontece a integração ao novo ambiente de trabalho. Os novos colaboradores participam de um tour pelas unidades designadas, como o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital de Base ou as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas).
Acompanhamos um dos tours no Hospital Regional de Santa Maria, onde 20 novos profissionais foram apresentados às suas novas instalações. Confira o vídeo.
Durante o tour, os colaboradores têm a oportunidade de conhecer cada setor do hospital, promovendo a integração das equipes. Mariana Lacerda, chefe do Núcleo Humanizar, destaca que esse processo não apenas facilita a ambientação dos recém-chegados, mas também fortalece os laços entre os membros da equipe.
As palavras de Mariana Marinho, auxiliar de Humanização no Hospital de Santa Maria, refletem a missão do núcleo: “Transformar a transição em uma jornada mais suave.” O objetivo é claro – fazer com que cada novo membro se sinta parte integrante desde o primeiro dia.
Jéssica Silva, nova técnica em enfermagem do IgesDF, expressa a importância do tour: “A gente cria toda uma expectativa, então quando tem essa setorização de mostrar todo o hospital, fica mais fácil tirar aquele peso, aquela ansiedade do primeiro dia!”
Projeto Humanizar
O Projeto Humanizar, implementado pelo IgesDF desde novembro de 2019, é uma iniciativa coordenada pelo Núcleo de Humanização da Gerência de Gestão do Conhecimento e Humanização da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep).
Em todas as unidades assistenciais do IgesDF, os colaboradores são capacitados para receber os pacientes e colaboradores desde a entrada, seja nas emergências, ambulatórios ou recepções do Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além de fornecer informações sobre atendimento, o Projeto Humanizar, alinhado com as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, visa aperfeiçoar a jornada do paciente durante sua estadia no hospital, oferecendo apoio e expressando empatia aos usuários.