Nesta segunda-feira (29) foi a vez dos colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participarem das ações de cuidado integral do Janeiro Branco. A ação, que ocorreu ao longo do mês nas unidades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) foca na promoção da saúde mental, autocuidado e bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho.
As atividades foram promovidas pelo Projeto Acolher em parceria com o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUVID), reforçando o compromisso conjunto em promover o bem-estar de todos os colaboradores que atuam nas unidades do IgesDF.
“Janeiro Branco é um mês muito importante para o Projeto Acolher, que inicialmente foi desenvolvido apenas para cuidados com a saúde mental. Porém, após percebermos que o colaborador precisa ser cuidado por inteiro, entendemos a necessidade de trazer outras especialidades para melhor cuidado dos nossos trabalhadores”, explica a coordenadora do Projeto Acolher e chefe do NUVID, Amanda Nataliane.
Segundo ela, o objetivo é nutrir não só a mente, mas o corpo todo. Por isso, foram realizadas oficinas de estimulação e as terapias de relaxamento, ações que agradam os colaboradores e que eles consideram importantes. Amanda destaca que o bem-estar do profissional impacta diretamente nos atendimentos voltados à população.
Entre as atividades oferecidas, destaca-se a oficina de estimulação cognitiva, roda de conversas com psicólogo e nutricionista sobre saúde mental e práticas de alimentação saudável, e um espaço aberto e acolhedor para diálogo.
Também ocorreram as terapias de relaxamento, tais como acupuntura, reflexologia podal, auriculoterapia e ventosaterapia. Estas práticas terapêuticas proporcionam uma abordagem holística para o bem-estar e foram realizadas pelas voluntárias Carla Paes (ventosoterapia e auriculoterapia) e Ana Vilela (refexologia podal).
A recepcionista do HRSM Stephane Lorena Silva fez a estimulação cognitiva e a acupuntura e gostou muito do relaxamento que obteve no ambiente de trabalho.
“Ações como estas deveriam ocorrer frequentemente, porque se a mente da gente não está bem, nada flui. A saúde mental e o nosso bem-estar é essencial para trabalhar bem. Eu adorei participar”, avalia.