Na terça-feira (23), colaboradores da Coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram do II Fórum de Sustentabilidade do DF. O evento, realizado no auditório da Escola de Governo (EGOV), discutiu ações concretas e coordenadas, no enfrentamento de desafios socioeconômicos e ambientais e desenvolveu o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com Eduardo Luiz Corrêa, coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, “o envolvimento do Instituto em pautas de sustentabilidade permite o compartilhamento de experiências e melhores práticas, reforçando o comprometimento com a temática e atualizada com questões ambientais, sociais e de governança”. Eduardo reforça ainda que a participação “possibilita a exposição de novas ideias, tendências e abordagens inovadoras no campo da sustentabilidade, incentivando a evolução e aprimoramento das estratégias e iniciativas do Instituto”. A Política de Responsabilidade Social, pilar do Programa de Integridade do IgesDF, está em fase de aprovação pelo Instituto, e deve ser apresentada em breve.
Lançamento do Relatório Local Voluntário do DF
Durante o evento também foi realizado o lançamento do Relatório Local Voluntário do Distrito Federal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O documento, publicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem por objetivo implementar a Agenda 2030 no DF e representa um marco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Desde 2019, o GDF coloca em prática diversas políticas, programas e ações que contemplam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O relatório traz um compilado das 133 consideradas as mais relevantes já realizadas pela atual gestão. O documento pode ser acessado neste link.
O Fórum contou com a participação de diversos palestrantes especialistas nas áreas de sustentabilidade, governança, compliance, entre outras. Foram destacados temas ambientais atuais, tais como: o aumento e emissão de gases poluentes, os descartes irregulares, as compras públicas sustentáveis, o marco regulatório acerca da temática da agenda de sustentabilidade, governança, combate à corrupção, Lei Geral de Proteção de Dados, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, entre outros.
Os palestrantes puderam também demonstrar o que cada órgão tem feito para amenizar os problemas ambientais, destacando a importância da conscientização e das ações preventivas. “A participação do IgesDF nos eventos com essa temática mostra o engajamento da instituição na implementação das políticas de responsabilidade social, ambiental e de governança” finaliza Lorena Mayla, Assessora Técnica da Coordenação de Compliance e Governança.