O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foi palco, nesta terça-feira (4), para a capacitação de vários colaboradores. Foram ofertados, ao longo do dia, dois treinamentos, um deles voltado para os residentes médicos de Emergência do HRSM e o outro para as equipes de Nutrição. Os cursos são promovidos pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DIEP).
Os residentes médicos participaram do curso de Emergências Médicas, que ocorreu, de 8h às 18h, no Centro de Simulação Realística. A abordagem foi voltada para situações de emergências que podem acontecer no dia a dia de um plantão e que eles devem estar preparados e capacitados para atender.
O objetivo é treinar todos os residentes médicos, por isso foram tratadas situações hipotéticas de casos diversos como: acidente vascular cerebral (AVC), intubação, infarto, parada cardiorrespiratória (PCR), traumas, afogamentos, entre outras coisas.
O treinamento foi promovido pela responsável técnica dos residentes médicos do HRSM, Dra. Julie Santos e foi mesclado entre parte teórica e aplicação dos conhecimentos, na prática.
Paralelamente, ocorreu também o treinamento sobre Importância e Cuidados com Nutrição Parental (via venosa), voltados aos estagiários de nutrição e nutricionistas, pois são eles os responsáveis por fazer o cálculo das necessidades calóricas de cada paciente.
“A nutrição parental é prescrita pelos médicos e nós, da Nutrição, avaliamos se essa prescrição atende as necessidades dos pacientes, se é necessário acrescentar polivitamínicos ou outro tipo de nutriente, envolve toda a equipe multidisciplinar. É indicada somente para pacientes que não têm possibilidade de utilização do trato gastrointestinal”, explica a chefe do Serviço de Nutrição do HRSM, Patrícia Santos.
De acordo com ela, a nutrição parental pode ser por fórmulas manipuladas ou prontas para uso. Geralmente, os pacientes do HRSM que mais utilizam da nutrição parental são os cirúrgicos, desnutridos e pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva, tanto adulto quanto neonatal.