Discutir e debater a revisão do Planejamento Estratégico do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) do quadriênio (2024-2027) está entre os objetivos das oficinas promovidas pela Superintendência de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos (SUMEC) nas unidades do Instituto. A fim de identificar e analisar o contexto do IgesDF, é elaborada a Matriz SWOT, que promove reflexões acerca das principais fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, na perspectiva dos participantes. Nesta quarta-feira (19), o primeiro encontro foi realizado no HRSM, com a participação dos gestores da unidade.
Nesta etapa, os participantes são divididos em quatro grupos, a fim de promover a discussão e a troca de experiências entre eles, de modo a elencar as forças e fraquezas (em âmbito interno) e ameaças e oportunidades (âmbito externo) relacionadas ao HRSM e ao IgesDF.
Segundo o assessor técnico da SUMEC, Luiz Fillipe Rodrigues, analisar todo o cenário, observando as fraquezas, oportunidades, forças e ameaças, possibilitará o alinhamento das melhores estratégias a serem utilizadas conforme o perfil de cada unidade. “A ferramenta é importante porque ela proporciona uma visão holística e auxilia no processo de tomada de decisão pela gestão”, acrescenta.
Luiz explica ainda que, ao término de todas as oficinas, as análises possibilitarão o desenvolvimento de um planejamento estratégico específico, sólido e aderente, atendendo as particularidades de cada unidade, de acordo com seu perfil e suas demandas, além de um planejamento estratégico macro para o Instituto.
A programação prevê a realização das demais oficinas no Hospital de Base, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Distribuição (SIA), reunindo gestores destas unidades, além de representantes lotados no PO700.
Importância
Na análise da superintendente do HRSM, Eliane Abreu, esse tipo de atividade só elenca benefícios para as unidades geridas pelo IgesDF. “É uma dinâmica rica que entrega a possibilidade de planejar a gestão macro e local de perfil com o cenário real do hospital”, avalia.
A chefe do Núcleo de Ouvidoria do HRSM, Fabrícia Moraes, acha imprescindível unir a percepção dos gestores que estão na ponta para elaboração de um planejamento estratégico de sucesso e fidedigno às principais demandas dentro da instituição. “É importante a participação de todos para construir possíveis soluções e sugerir melhorias, porque a visão de quem presta o serviço mais próximo do usuário é necessária para a melhoria contínua do serviço ofertado e do Instituto como um todo”, afirma.
Ao término da oficina, Clayton reforçou, ainda, a importância do foco a ser considerado pelos colaboradores: o paciente, de modo a garantir atendimento de excelência e qualidade à população.