A Gerência Geral de Pessoas e a Gerência Geral de Qualidade e Processos, com o apoio da Assessoria de Comunicação, apresentaram, nos dias 20 e 21 de junho, os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente, respondidas pelos colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O público-alvo foram os gestores de equipes e de unidades de saúde do Instituto.
A Pesquisa de Clima, aplicada no fim de 2023, é resultado de uma iniciativa da atual gestão que desejava descobrir qual é a percepção dos colaboradores em relação à cultura IgesDF, e avalia diversos fatores como ambiente, liderança, reconhecimento, entre outros. O objetivo é que o Instituto possa usar essas informações para prover melhorias e desenvolver uma cultura organizacional multifacetada.
A pesquisa de atitude de segurança do paciente é uma exigência da Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS) e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), enfatizando a importância da liderança na implementação preventiva de ações junto às equipes, visando a prevenção de erros e melhorando nosso apoio político social.
O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr, realizou a abertura do evento e aproveitou a oportunidade para dar os parabéns às equipes que organizaram a pesquisa. “É uma pesquisa riquíssima, e a partir dela será possível trazer uma cultura organizacional para o Instituto, que vai resultar em um grande ganho em eficiência no atendimento e de percepção para a população”, declarou.
A Gerente Geral de Pessoas, Elaine Silvestre, deu início à apresentação dos resultados da pesquisa falando que o primeiro passo é realizar a transformação da cultura organizacional. “Foi possível perceber que precisamos implantar diversos tipos de culturas como a colaborativa, a inclusiva, a justa e a de resultados”, disse.
A Gerente Geral de Qualidade e Processos, Marina Monteiro Rocha Nogueira, falou sobre cultura justa e sobre como é importante para os gestores identificar as falhas nos processos e treinar os colaboradores. “Errar é humano e é preciso trabalhar com a cultura não punitiva. Precisamos treinar o colaborador para que ele possa notificar o erro e façamos as devidas correções para que não aconteça novamente”, disse.
A chefe do Núcleo de Gestão de Desempenho, Tatiane Silva, apresentou os índices alcançados em todas as categorias avaliadas, além do Índice de Clima Geral alcançado pela pesquisa, pontuando aqueles que apresentam necessidades de melhoria e que serão prioridade da atual gestão. Logo em seguida, a gerente de Desenvolvimento Humano, Nildete Dias, apresentou o plano de ação estipulado para a melhoria dos índices, inclusive demonstrando ações que já foram implantadas, como a ampliação do Projeto Acolher, e outras atividades que devem ser aplicadas futuramente.
Foram dadas orientações sobre como os gestores podem melhorar a integração e a participação dos colaboradores das equipes nos processos internos e agir para que seja possível desenvolver as culturas mencionadas no resultado da pesquisa. Outro ponto forte ressaltado foi sobre os pilares da cultura de resultados que envolvem a transparência, a objetividade e o comprometimento.
Os gestores puderam também expor sugestões e tirar dúvidas sobre situações gerenciais que precisam de solução nas Unidades e um debate foi aberto com a gerência que anotou todas as recomendações e prometeu analisar os pontos ressaltados.
De acordo com o diretor-presidente Juracy Cavalcante Lacerda Jr, a cultura de resultados será muito importante no desenvolvimento do IgesDF. “É importante celebrar junto aos colaboradores o alcance de metas e pequenas vitórias. É um reconhecimento a quem está na ponta da linha e eu tenho certeza de que ele seguirá trabalhando muito mais motivado”.
A assessora de Comunicação do IgesDF, Roberta Diniz, aproveitou a oportunidade para apresentar as ações de endomarketing, falar sobre o sentimento de pertencimento que deve ser estimulado entre os colaboradores e sobre a campanha “Orgulho de Ser IgesDF” que está sendo desenvolvida pela equipe.