O Núcleo de Educação Permanente (NUDEP) da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu, na quarta-feira (31), mais uma edição do treinamento “Juntos Salvamos Vidas”. Segundo a enfermeira do NUDEP, Gabriela Lara, que aplicou o treinamento, “o objetivo é ensinar suporte básico de vida para que as pessoas possam enfrentar situações de emergência, que podem acontecer tanto dentro quanto fora do hospital ou inclusive na vida pessoal de cada uma”.
Foram realizadas quatro turmas de uma hora de duração cada, com o intuito de capacitar os colaboradores da Diretoria de Administração e Logística (DALOG). “A gente ensina a identificar casos como o infarto agudo do miocárdio, a parada cardiorrespiratória e o que fazer nesses casos”, explica Gabriela.
Ainda segundo Gabriela é importante ter o conhecimento porque em situações de emergências, o primeiro socorrista é quem estiver do lado do paciente. “Muitas vezes quem acaba enfrentando a situação não é um profissional de saúde, logo saber identificar a emergência , acionar o socorro ideal e oferecer um primeiro suporte, salva vidas ”, lembra.
O treinamento foi oferecido de forma prática e teórica, tanto pela enfermeira Gabriela quanto pelo enfermeiro Brenner Saboia e a fisioterapeuta Thaís Abbott. Além de passar informações sobre legislação de omissão de socorro e orientar em que oportunidades deve ser acionado o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, foram ensinadas técnicas de desengasgo em adultos e bebês, como identificar sinais de que a pessoa está tendo ocorrências graves como infartos ou AVCs, qual a melhor maneira de agir quando alguém apresenta uma crise convulsiva, entre outros.
Já a parte prática contou de manobras de Reanimação Cardiorrespiratória envolvendo o uso de simuladores de treinamento. Os colaboradores aplicaram o protocolo de suporte básico de vida e aprenderam a manter o ritmo da massagem cardíaca pelo período exigido pelo protocolo, que é de dois minutos.
O colaborador Igor Felix Bezerra da Silva participou do treinamento, inclusive na prática com uso dos simuladores. “Achei bem didática a forma como foi apresentada, tudo de maneira bem clara e deu uma introdução muito boa à questão dos primeiros socorros. Muita coisa eu não tinha noção de como funcionava e agora me sinto mais preparado em caso de alguma emergência próxima a mim”, concluiu.