Brasília está sediando pela primeira vez o European Trauma Course (ETC), um curso criado por sociedades europeias envolvidas no cuidado ao trauma, reconhecido por sua excelência na capacitação de profissionais da saúde para o atendimento em situações de emergência e trauma. Este evento, realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, marca a nona edição do curso no Brasil e destaca a participação ativa de cirurgiões do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), tanto como instrutores quanto como alunos.
O curso, que surgiu na Europa nos anos 80 e foi introduzido no Brasil em 2019, tem como foco o desenvolvimento de habilidades não técnicas, como comunicação, liderança e organização em equipe. “O curso europeu de trauma é essencial para aprimorar o trabalho em equipe dentro da sala de urgência, onde as decisões precisam ser tomadas em questão de minutos. A capacitação dos profissionais aumenta significativamente as chances de sobrevivência e recuperação dos pacientes,” afirma o professor titular da Unicamp e coordenador nacional do ETC no Brasil, Dr. Gustavo Fraga.
Com a presença de instrutores de renome internacional, o curso conta com a participação do cirurgião de trauma e professor do Hospital Universitário King Fahad, na Arábia Saudita, Dr. Ayman Nasr, que reforça a importância da colaboração entre profissionais de diferentes formações. “Quando profissionais com diferentes experiências e formações trabalham juntos como uma equipe, a qualidade do atendimento ao paciente de trauma melhora significativamente. É como um time de futebol: não importa quão bons sejam os jogadores individualmente, se não aprenderem a jogar juntos, não vão vencer,” destaca Dr. Nasr.
O cirurgião do trauma do HBDF, Dr. Rodrigo Caselli, um dos instrutores do curso, também enfatiza os benefícios dessa capacitação. “Precisamos adotar essa cultura europeia de trabalho em equipe no Brasil, especialmente no atendimento a traumas, onde muitas vezes o fluxo de trabalho ainda é desorganizado. Esse curso traz melhorias não só para toda equipe assistencial, mas principalmente, para os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal, que terão um atendimento mais qualificado e eficiente,” comenta.
Atualmente, o Centro de Trauma do HBDF já conta com 11 cirurgiões capacitados pelo ETC. No entanto, a pretensão é que 100% dos cirurgiões do centro sejam treinados nas próximas edições do curso, garantindo que todos estejam preparados para atuar com a máxima eficiência em situações de alta complexidade.
A realização deste curso em Brasília representa um ganho significativo para a instituição, que agora conta com profissionais mais qualificados e preparados para oferecer um atendimento de excelência, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado e na segurança dos pacientes atendidos no HBDF.