Nesta quarta-feira (09), o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou mais uma etapa na formação de seus líderes. Dessa vez foi com a palestra “Liderança Servidora”, ministrada por João Henrique Borges Lima, coordenador de projetos de tecnologia voltados para gestão de liderança, da empresa Ília Digital.
O PDL do IgesDF é uma parceria entre a Gerência Geral de Pessoas (GGPES) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIEP) para o desenvolvimento dos líderes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. A palestra aconteceu no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
João Henrique tratou sobre as obrigações de um líder e modelos de liderança que as organizações modernas têm aplicado. Foram abordados exemplos como o do Golden Circle, que explica como as empresas podem se destacar no mercado e inspirar as pessoas; e o MGT 3.0 que é uma abordagem moderna de gestão que busca humanizar as organizações, colocando as pessoas no centro do processo.
Também foram abordados temas como promoção da autonomia, incentivo à colaboração e motivação dos colaboradores através do empoderamento, da auto-organização, do feedback contínuo, do desenvolvimento de competências, entre outras. João abordou também ferramentas de motivação e engajamento para que os participantes possam aplicar junto às suas equipes.
João entende que a formação de líderes nas organizações hoje é fundamental para uma boa gestão e enxerga que há alguns desafios que precisam ser superados. “O primeiro desafio é a empatia. Nós vivemos em uma cultura em que é muito difícil criar empatia. Desenvolver esse sentimento é um pouco complicado. O outro desafio é a consistência, porque na primeira falha nós desistimos. Se a gente vê que no primeiro momento algo não está dando certo, o time não está engajado, a gente desiste. Aprendemos aqui hoje que é na consistência que nós vamos ver os resultados. Até nos pequenos detalhes, como um simples bom dia”, explicou João.
De acordo com Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUVID), durante essa fase do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, serão trazidos profissionais externos com muita experiência, tanto no Brasil quanto no exterior. “A ideia é trazer experiência de fora para que os líderes do IgesDF pensem a partir de uma nova perspectiva e consigam absorver a maior quantidade de conteúdo possível para adequar às suas realidades”, lembra Paula.
Grazy Oliveira, gerente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia I, participou do treinamento e elogiou a iniciativa do IgesDF. “É muito importante para o gestor ter essa capacitação sobre liderança, sobre como liderar um time que vive à frente de dificuldades do dia a dia em situações de estresse, para que esse líder consiga bons resultados da sua equipe”, declarou.
João elogiou a iniciativa do IgesDF de investir na formação de seus líderes. “Dedicação em novos conhecimentos, em novas lideranças, é muito significativo de uma organização que deseja evoluir. Eu acho muito importante trazer esse conhecimento para que as coisas evoluam e não fiquem sempre na mesma rotina”, disse.
Já para Paula, receber essas informações de alguém de fora da organização ajuda a colocar ideias no lugar. “Todos os dias os gestores das UPAs enfrentam muitos desafios. Mas quando falamos em propósito, falamos de algo muito maior, de algo que transcende a rotina. Estamos falando do porquê essa pessoa acredita que o trabalho dela vai impactar as outras pessoas positivamente. E como todos os dias ela está ali atuando, está à frente da equipe, motivando, engajando, trazendo um benefício maior para a sociedade”, concluiu Paula.