Nos dias 09 e 10 de outubro, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) promoveu um importante treinamento voltado para os cuidados ao paciente renal transplantado. O evento, realizado na sala de ensino permanente no andar da nefrologia, contou com o apoio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), que certificou todos os participantes.
Conforme a enfermeira do Ambulatório de Transplante Renal do HBDF, Alice Caroline Silva, o treinamento abordou os cuidados com foco no pós-operatório imediato. “O público-alvo foi a equipe multiprofissional e a equipe de enfermagem da nefrologia”, destacou.
Durante a capacitação, foram abordados diversos temas essenciais, como a história do transplante no Brasil, os tipos de doadores e, principalmente, os cuidados de enfermagem necessários para a recuperação dos pacientes. Alice enfatizou a importância de uma monitorização rigorosa do paciente. “O paciente pode apresentar instabilidades e os cuidados no pós-operatório definem a expectativa de vida média do rim transplantado e a qualidade de vida dele”, explicou.
Em seguida, a Dra Cecília Peixoto e a responsável técnica, Dra Viviane Santana, detalharam todos os procedimentos, passo-a-passo, que precisam ser realizados para os pacientes que chegam da cirurgia de transplante renal, indicando medicamentos necessários e abordagens clínicas. A seguir, a farmacêutica clínica Fernanda Santos falou sobre a aplicação de antivirais para prevenir e tratar infecções por citomegalovírus (cmv) uma complicação comum em pacientes transplantados.
O treinamento incluiu simulações práticas com um boneco, permitindo que os profissionais se familiarizassem com as situações que podem ocorrer no pós-operatório. A enfermeira Evelyn Muniz demonstrou no boneco de treinamento como lidar corretamente com o curativo de ferida operatória, e o manejo correto tanto da sonda vesical de demora e do uso do dreno de sucção (hemovac).
A enfermeira Alice ressaltou que o conhecimento adquirido é vital, especialmente em casos em que os pacientes precisam ser atendidos no ambulatório. Também participaram do treinamento as técnicas de enfermagem, Rozilda dos Santos Landim e Marcilene Souza Damasceno.
Transplantes Renais podem salvar vidas
O Hospital de Base realiza cirurgias de transplantes renais regulados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Apenas em 2024, de acordo com os dados do painel público Info saúde, o HBDF realizou 19 cirurgias de transplante de rim. “É importante saber que o transplante renal não é uma cura, mas uma terapia renal substitutiva. O paciente precisará de cuidados ao longo da vida”, explicou a enfermeira Alice.
A enfermeira ainda comentou sobre o suporte psicológico oferecido aos pacientes, ressaltando que todos passam por uma avaliação psicológica antes do transplante, o que ajuda a minimizar riscos emocionais e ansiedades. “O paciente, antes de realizar o transplante, é acompanhado no nosso ambulatório. Ele passa alguns meses para poder se preparar, pois é nesse período que vai realizar exames e rastrear possíveis doenças que possam impactar a sua saúde lá na frente. E os pacientes continuam sendo avaliados no pós-transplante, bem como os doadores vivos”, completou.