O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizará, no próximo dia 31/10, a eleição para o cargo de Diretor(a) Clínico(a), que será ocupada por uma das duas candidatas: Cristhiane Pinheiro Teixeira Gico de Aguiar ou Taciana Ananias de Assis Pires Sepúlveda. A seguir, destacamos a trajetória profissional e as principais propostas de cada uma, visando fornecer aos médicos eleitores informações detalhadas para uma escolha consciente.
Cristhiane Pinheiro é médica especializada em clínica médica e nefrologia, com uma longa relação com o Hospital de Base, onde realizou parte de sua residência e liderou inovações como a implantação de projetos de diálise. Com mais de 20 anos de experiência, ela também atuou na Secretaria de Saúde do DF. “Conheço o Hospital de Base desde a minha época de residência, e nunca imaginei que no futuro estaria implantando projetos onde estudei”, comenta Cristhiane. Sua trajetória combina prática clínica, gestão pública e educação, com passagens pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e universidades privadas, além de prêmios por inovações em segurança do paciente.
Taciana Sepúlveda, por sua vez, formou-se há 11 anos e possui MBA em Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especialização em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês. Iniciou sua carreira na medicina de emergência e atenção primária à saúde, e ao se mudar para Brasília, em 2017, assumiu cargos de gestão no HBDF, como chefia das emergências clínicas e coordenação de equipes. “Acredito que minha vivência na coordenação de equipes médicas e minha participação em comissões hospitalares me prepararam para esse desafio,” afirma Taciana, que também destaca sua atuação no Núcleo Interno de Regulação (NIR).
As propostas das candidatas
Em relação às propostas para o cargo, Cristhiane busca fortalecer a gestão por meio do aprimoramento contínuo da qualidade assistencial, garantindo que os protocolos médicos sejam seguidos com rigor. “Quero garantir que as atividades de assistência sejam realizadas de forma eficaz, ética e humana,” afirma. Ela também pretende promover programas de capacitação e fortalecer as comissões hospitalares para garantir autonomia e eficiência na gestão.
Taciana, com foco em garantir a segurança e qualidade do atendimento, propõe consolidar o Núcleo Interno de Regulação do hospital, que monitora o paciente desde a chegada até a alta. “Vou me empenhar para que a equipe médica tenha os recursos e o suporte necessários para trabalhar de forma eficaz e segura,” diz Taciana, que também se compromete a incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores por meio de workshops e seminários, além de promover uma gestão participativa.
Quando questionadas sobre como pretendem engajar e motivar os colaboradores do HBDF, ambas candidatas convergem na importância da proximidade com a equipe e da escuta ativa. Cristhiane acredita que “gestão se faz de perto,” e que para criar um ambiente de trabalho motivador é preciso estar ao lado dos colaboradores, compreendendo suas necessidades. Para ela, liderar pelo exemplo é essencial para garantir um bom clima organizacional e promover uma cultura de respeito e cooperação.
Taciana compartilha a mesma visão, destacando a importância de uma gestão participativa e de garantir que todos os profissionais tenham os meios necessários para realizar seu trabalho com dignidade. “A união dos profissionais em torno de um objetivo comum é o que garante um ambiente de trabalho harmonioso,” afirma, ressaltando a necessidade de uma comunicação efetiva e clara entre as equipes.
Quanto à capacitação dos colaboradores, Cristhiane foca no fortalecimento da Comissão de Ética e na integração das áreas clínicas e cirúrgicas para promover um entendimento completo do processo de cuidado. Já Taciana quer ampliar as atividades de ensino e aperfeiçoamento médico, propondo iniciativas como seminários e educação continuada, visando desenvolver continuamente as habilidades da equipe.
Reforçamos que a votação será no dia 31/10 e ocorrerá em três locais distintos dentro do hospital: no Hall de entrada da Portaria Central, no Hall de entrada do Ambulatório e no Hall de entrada do Pronto Socorro, das 7h às 19h30. Terão direito a voto os trabalhadores ocupantes de cargos ou empregos do corpo clínico médico em exercício no HBDF.