A Coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou uma importante ação na quinta-feira (24) com os profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem dos serviços de Neurologia e Hematologia do Hospital de Base.
O encontro, conduzido pelo Coordenador de Compliance do IgesDF, Eduardo Corrêa, teve como foco fortalecer o programa de integridade do Instituto, enfatizando o código de ética e conduta, além de aprimorar a comunicação e o relacionamento entre os profissionais.
O objetivo é manter os colaboradores atualizados sobre o código de ética e reforçar a importância de uma cultura organizacional baseada na transparência e na comunicação efetiva. Para a chefe de enfermagem do 8º andar, Kellen da Silva Costa, ações como essas são importantes para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho harmonioso. “É necessário tornar os colaboradores mais conscientes sobre as normas e condutas, para que saibam se comportar de forma adequada e possamos mediar conflitos, ou melhor ainda, evitá-los,” explicou.
Durante o evento foram abordadas quais são as competências das áreas do Compliance, da Ouvidoria e da Controladoria, essenciais para que os colaboradores compreendam os procedimentos corretos para fazer denúncias e o fluxo interno necessário nesses casos.
Segundo Eduardo Corrêa, a maior dificuldade para garantir a participação dos profissionais das unidades assistenciais está no atendimento prioritário aos pacientes, o que exige que sejam organizadas escalas de modo a alcançar o maior número possível de colaboradores, respeitando a prioridade da assistência ao público.
Durante a ação, também foram discutidas as principais questões relatadas pelos profissionais de enfermagem, como desafios no relacionamento interpessoal e na comunicação. “O Compliance atua, não só como uma ferramenta corretiva, mas também preventiva, ao promover o diálogo e a resolução de conflitos antes que cheguem a uma situação que exija a formalização de denúncias”, explicou Eduardo.