Na quarta-feira (13), uma equipe técnica do Hospital Moinhos de Vento realizou uma visita à UTI Coronariana do Hospital de Base com o objetivo de realizar um diagnóstico inicial e mapear melhorias na unidade. A visita integra o Projeto “Saúde em Nossas Mãos”, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O projeto, de médio prazo, visa prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e consiste em implementar melhorias nos processos, de acordo com planos pré-estabelecidos. “Essa visita marca o início de um processo de avaliação sistêmica e periódica dos processos em andamento, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e otimizar a qualidade da assistência prestada”, disse a líder do projeto, a enfermeira Jaqueline Rosa.
Durante a visita, os consultores fizeram uma análise detalhada dos processos, utilizando ferramentas de qualidade já estabelecidas, como: avaliação de conformidade com normas e regulamentações vigentes; análise de indicadores já implementados; e a identificação de oportunidades de melhoria observadas na UTI. “Além disso, os consultores realizaram uma oficina para envolver, ouvir, entender e engajar todos os membros da equipe, visando desenvolver habilidades e competências para estabelecer visão de melhoria contínua e fortalecer a cultura de qualidade e segurança do paciente e de colaboradores promovendo a participação ativa da equipe” disse a analista do projeto, a enfermeira Tatiana Botelho.
A visita da equipe de mentores do Hospital Moinhos de Vento teve início com uma apresentação realizada pela equipe, composta por Rafaela Moura, farmacêutica, Patrick Westphal, fisioterapeuta, e Júlio Cézar Cordeiro, médico infectologista e duas consultoras técnicas do Ministério da Saúde: Cristiane Cristalda e Bianca Gonçalves. De acordo com eles, o foco dessa primeira abordagem consistia em avaliar o funcionamento das instalações, o fluxo de trabalho e as práticas adotadas pela equipe.
Em um primeiro momento da visita foi feita a visita técnica à UTI, observando as instalações e protocolos existentes. Contou-se também com a participação direta da equipe técnica de plantão, onde foram feitas entrevistas sobre os procedimentos diários do cuidado e também escutas da equipe diante de suas dificuldades em relação ao cuidado.
Em seguida, foi realizada uma oficina de aprendizagem com a equipe multidisciplinar e apresentadas ferramentas para o auxílio na prevenção das IRAS. Uma delas foi o ciclo PDSA (Plan-Do-Study-Act), que tem como objetivo promover melhorias contínuas e aplicações diárias.
Também foi introduzido o quadro Kamishibai, “uma metodologia visual para coleta de dados e monitoramento de indicadores que contará com a equipe assistencial que será fundamental para a implementação das boas práticas e controle de infecções”, disse Jaqueline.
Ainda segundo ela, a mentoria do Hospital Moinhos de Vento contará com visitas periódicas ao HBDF. “Também serão realizadas visitas ao hospital em Porto Alegre, e um novo encontro está previsto para o primeiro semestre de 2025, onde eles irão acompanhar as inovações implementadas e discutir os resultados obtidos”, disse.
Segundo a equipe que organiza o projeto, a parceria com o Hospital Moinhos de Vento tem como foco também a formação contínua dos colaboradores da UTI Coronariana, utilizando ferramentas de gestão e monitoramento para garantir resultados cada vez mais eficazes. “Foi um dia de muito aprendizado, e estamos confiantes de que as ferramentas apresentadas irão contribuir significativamente para a qualidade do cuidado aos nossos pacientes”, conclui Jaqueline.