Nesta semana, a Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu o certificado de participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A iniciativa certifica as UTIs que coletam dados para mensuração dos principais indicadores de desempenho na Terapia Intensiva, contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança dos pacientes. Os dados são catalogados e inseridos no banco de dados nacional da Epimed Solutions, que oferece soluções inovadoras e exclusivas que visam aumentar a eficiência dos hospitais.
![](https://igesdf.org.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-04-at-15.02.39-1.jpeg)
“Ter este certificado é ter o reconhecimento de que a nossa UTI está inserida em um sistema oficial de UTIs brasileiras seguindo as normas e metas adequadas a uma UTI, que se monitora com a correta compilação de dados informados. Para isso, temos um colaborador exclusivo para este serviço e o pessoal do administrativo. Obviamente, se não fosse a correta evolução dos pacientes, tanto nos períodos diurno e noturno, da nossa equipe técnica, estes dados estariam compilados de forma errada”, explica o chefe do Serviço da UTI Adulto do HRSM, Alberto Gurgel.
Segundo ele, o certificado entregue demonstra que toda a equipe da UTI do HRSM está no caminho certo. Além disso, a equipe alimenta os dados de forma correta, que por sua vez, vem de uma boa assistência.
“Essa certificação coincide com nossa gestão aqui na UTI adulto do HRSM. Eu e o Dr. Thiago Omar, gerente de pacientes críticos, entramos há cerca de dois anos e, juntos, instituímos protocolos e uma gestão profissional e técnica. Tudo com o aval da nossa diretoria e superintendência, que confiaram no nosso trabalho e nos deram apoio”, afirma.
![](https://igesdf.org.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-04-at-13.45.32-1.jpeg)
De acordo com Gurgel, foram implantadas na UTI do HRSM, além da compilação correta de dados, protocolos gerenciados, pops, safety hundle e rounds diários com as rotinas médicas e das outras áreas. “Além da integração da equipe multidisciplinar, importantíssimo para o andamento do serviço, pois no final geral tais reconhecimentos”, conclui.
Registro Nacional de Terapia Intensiva
O projeto UTIs Brasileiras visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país.
Além disso, o projeto pretende estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas e, com isso, melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. Os hospitais participantes recebem certificados com selos de participação no Registro Nacional e de gestão de indicadores.