O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) celebraram hoje, no Palácio do Buriti, um acordo de cooperação na área de Tecnologia da Informação. Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação (TI) e Conectividade em Saúde do IgesDF, Deilton Silva, o acordo envolve a troca de experiência entre as áreas e a doação de alguns itens de mobiliário e tecnologia para o Instituto.
Estiveram presentes ao evento de formalização da parceria, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., e o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis. “Estamos muito felizes com a doação, não só dos computadores, mas também de softwares de gestão de contratos e de patrimônio. Isso vai agregar muito para a nossa gestão e para o dia a dia dos nossos colaboradores e pacientes”, disse Juracy.
Segundo o gerente de patrimônio da Caesb, Pedro Veiga, hoje foram entregues 571 itens ao todo. “São 184 CPUs, 284 monitores, 11 notebooks e 98 cadeiras e longarinas que estão sendo doadas ao patrimônio do IgesDF”, contou. Todas as doações estão em boas condições de uso ou precisam apenas de leves reparos. O material será todo triado e analisado pelas equipes de patrimônio e de TI do IgesDF e os recursos serão destinados às áreas que precisam de forma mais urgente, em todas as unidades geridas pelo Instituto.
Deilton Silva falou também sobre os softwares que estão sendo doados ao IgesDF. “O software de patrimônio vai ajudar o Instituto a gerir controle de transferências, baixas, depreciação de material e aos gestores no controle de carga de cada setor. Isso tudo vai proporcionar controle e transparência maiores, além de uma gestão mais confiável de todo o patrimônio”, disse.
Já o software voltado para o sistema de gestão de contratos, de acordo com Deilton, vai poder ajudar os fiscais de contrato a ter um ambiente centralizado para pesquisas e inserir ocorrências e outros detalhes. “Esse software ajuda a gerir todos os contratos da instituição, desde a sua vida útil, o consumo, controlar entregas, verificação de documentações referentes aos contratos, publicações que devem ser feitas, e permite uma melhor integração com a Secretaria de Saúde”, explica Deilton.
Em contrapartida, o IgesDF irá cooperar de forma técnica com a TI da Caesb. Segundo Deilton, o Instituto vem desenvolvendo diversas ferramentas com o uso da Inteligência Artificial e a Caesb demonstrou interesse. “É um acordo de cooperação, então quando desenvolvermos um produto, vamos apresentar para a Caesb a tecnologia para que ela possa aplicar dentro das necessidades deles”, completou Deilton.