O Projeto Acolher ofereceu atendimento psicológico a mais de 3 mil profissionais das unidades de saúde geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) no ano de 2024. Foram 3.463 colaboradores atendidos por psicólogos no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Cidade do Sol (HSol) e Unidades administrativas. No total de serviços oferecidos pelo Projeto, foram mais de 14 mil atendimentos.
O mês de janeiro é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Janeiro Branco. Criado em 2014, esse movimento procura chamar a atenção da sociedade para a saúde mental, desmistificar tabus e incentivar a busca por tratamento. Por essa razão, o Projeto Acolher realizará, ainda esse mês, duas atividades de conscientização.
Nos dias 15 e 17 de janeiro, serão oferecidas aos colaboradores das unidades administrativas do IgesDF, no SIA e na Asa Norte, atividades de estimulação cognitiva, um bate-papo com nutricionista, além de sessões de relaxamento com equipamentos de massagem e oficinas de automaquiagem.
No Brasil, a campanha do Janeiro Branco ganhou força ao longo dos anos e busca se consolidar como um período de reflexão sobre o impacto das emoções e sentimentos nas vidas das pessoas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 em cada 4 pessoas no mundo enfrentam algum transtorno mental ao longo da vida. Ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtornos alimentares e distúrbios de sono estão entre as condições mais comuns que afetam a população mundial.
Projeto Acolher: bem-estar para o colaborador do IgesDF
O objetivo do Projeto Acolher é trazer o bem-estar para o ambiente de trabalho e fornecer aos colaboradores do Instituto condições melhores para continuarem exercendo o seu trabalho, cuidando da saúde mental. O Acolher oferece uma variedade de serviços, incluindo psicologia, psiquiatria, acupuntura e nutrição. Além disso, o programa promove atividades de ginástica laboral, meditação e Reiki em parceria com os voluntários da Associação Amigos do Hospital de Base.
Segundo Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUVID), responsável pelo Projeto, o número de colaboradores atendidos em 2024 reflete não apenas o aumento da demanda, mas também a eficiência das medidas adotadas pela equipe. “Os mais de 14 mil atendimentos foram uma meta muito importante de alcançar. Isso reflete o aumento significativo da procura pelo serviço. As pessoas estão reconhecendo que precisam de ajuda e estão buscando o serviço adequado para isso”, destacou.
Em 2024, a equipe do Acolher passou de sete para oito psicólogos. “A nossa ideia em 2025 é aumentar ainda mais esse número de atendimentos. Essa expansão da equipe é parte dos nossos esforços para otimizar processos e ampliar nosso alcance”, explicou Paula.
Entre as estratégias que impulsionaram os resultados, destaca-se o apoio do Núcleo de Transporte (NUTRA), que permite ao educador físico visitar semanalmente as unidades do Instituto para a realização das sessões de ginástica laboral. “Essa iniciativa possibilitou um atendimento mais abrangente”, conta Paula.
Além disso, o Projeto Acolher tem trabalhado em colaboração com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para entender as causas do absenteísmo e promover ações que incluem apresentar os serviços oferecidos pelo Núcleo, oficinas de alongamento e orientações sobre postura em unidades com alta incidência de afastamento, em parceria com a Diretoria de Inovação Ensino e Pesquisa (DIEP).
Outras frentes incluem ações de conscientização e materiais informativos para desmistificar o cuidado com a saúde mental. “Temos trabalhado para que as pessoas entendam que cuidar da saúde mental não é algo para quem está doente, mas uma forma preventiva de bem-estar. Além da psiquiatria e da psicologia, oferecemos serviços como nutrição, acupuntura e atividades laborais. Também temos o clube de corrida, que proporciona um espaço de interação fora do ambiente hospitalar”, ressaltou a coordenadora.
Desafios e planos para 2025
Apesar dos avanços, Paula Paiva pontua que o tamanho da equipe e a infraestrutura são desafios significativos. “Hoje contamos com 18 profissionais, incluindo oito psicólogos, quatro psiquiatras, uma nutricionista, um educador físico e um médico acupunturista, além da equipe administrativa”, conta.
Para 2025, estão previstas a ampliação de consultórios no HBDF e no HRSM, a contratação de estagiários de psicologia e educação física e a publicação de uma política de qualidade de vida no trabalho. A automatização dos processos via sistema MV, com previsão de conclusão até março, também é um passo importante. “Essa mudança vai otimizar os processos, reduzir custos e melhorar a gestão do tempo da equipe”, destacou Paula.
Outro plano ambicioso é a revitalização de espaços de bem-estar em diversas unidades, incluindo o PO 700, o SIA, o Hospital de Base e o Hospital de Santa Maria, a depender de apoio financeiro. Além disso, o Projeto Acolher pretende implementar um selo de qualidade de vida no trabalho, reforçando o compromisso com o bem-estar dos profissionais.