
Em meio à rotina intensa e ao ambiente delicado de uma Unidade de Terapia Intensiva, a equipe da UTI Pediátrica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) promoveu um momento de carinho e acolhimento. Na manhã da sexta-feira (9), as mães de pacientes internados foram homenageadas com um café da manhã especial, organizado por toda a equipe da unidade, uma ação carregada de significado para quem vive dias de apreensão e esperança ao lado dos filhos.
Segundo a fonoaudióloga da UTI Pediátrica, Caroline Braga, já é o segundo ano em que a equipe inteira se mobiliza para realizar a homenagem às mamães. “A gente vê a necessidade de proporcionar um momento voltado para elas, que estão em um ambiente tão complexo e desafiador”, contou. “Aqui a gente foca muito nas crianças, mas esse dia é para elas. Elas queriam estar em casa, com os filhos saudáveis, mas estão aqui. Então fizemos questão de trazer um pouco de leveza”, explica.
Para viabilizar a homenagem, médicos da UTI, juntamente com a equipe multidisciplinar — formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos clínicos e fisioterapeutas — se uniram às chefias das equipes, ao Serviço Auxiliar Voluntário (SAV), à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, à Associação dos Amigos do Hospital de Base para arrecadar doações. Os valores arrecadados permitiram a compra de salgados, bolos, sucos, refrigerantes e lembrancinhas. Também foi preparada uma decoração especial para transformar a sala de convivência em um espaço mais acolhedor.

Cada mãe recebeu dois tipos de lembrancinhas: um porta-sabonete de crochê com sabonete artesanal e um kit com lixa de unha, chuchinha de cetim e batom de cacau. Três sorteios com brindes de produtos de beleza também foram realizados, um para cada uma das três UTIs pediátricas da unidade.
A médica intensivista e pediatra, Geanna Valentte, aproveitou a oportunidade para falar às mães sobre o trabalho realizado na Unidade. “Me sinto muito honrada em fazer parte da UTI pediátrica e, assim como toda a equipe, em poder cuidar do bem mais precioso de vocês. Na UTI pediátrica, a presença da mãe é muito forte, como acompanhante e é fundamental para a recuperação da criança”, disse.

Jayne Sales dos Santos, de 26 anos, mãe do pequeno Noah, ficou muito feliz com a homenagem. Seu bebê está internado com síndrome respiratória, mas já apresenta sinais de melhora. “Achei essa homenagem perfeita. Claro que eu queria estar em casa, mas aqui a gente aprende muita coisa. É uma experiência que mostra o quanto somos guerreiras”, afirmou. Jayne ainda destacou a união entre as mães da unidade e o cuidado da equipe. “O tratamento aqui é VIP, as meninas são muito simpáticas. A gente se apoia muito”, finalizou.
Atualmente, a UTI Pediátrica do Hospital de Base, gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), conta com 30 leitos. Apesar da alta demanda, a equipe comemora o bom índice de recuperação das crianças, que permanecem em média de 7 a 15 dias internadas. Para Caroline Braga, momentos como esse reforçam o papel humano dos profissionais de saúde. “O que eu puder fazer para tornar esse ambiente mais acolhedor, eu faço. Seja com o meu trabalho técnico, seja com gestos de carinho como esse café da manhã. É gratificante ver essas mães se sentindo cuidadas também”, completou.
