As mães e bebês de baixa renda internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) estão recebendo produtos de higiene doados pelo grupo Anjos da Comunidade, formado por voluntários da Igreja Batista Ministério da Graça.
Os produtos foram entregues à direção do HRSM na quinta-feira (1º), quando também começou a distribuição às mães e seus bebês. Foram doados 35 pacotes, cada um contendo diversos artigos de higiene, como fraldas, absorventes, sabonete, xampu, pasta e escova de dente. “Todo tipo de assistência às mães nesse momento de internação melhora a autoestima delas, trazendo acolhimento e assistência”, ressalta a enfermeira Lorena Mendes, chefe da UCIN.
A dona de casa Edina Oliveira, 44 anos, está entre as mães contempladas com kit de higiene. Ela está internada desde o dia 7 de maio, quando deu à luz a Emilly Gabryelle, que nasceu prematura. A bebê precisa ganhar peso para que mãe e filha tenham alta. “Receber esses produtos nos incentiva e nos fortalece durante essa difícil espera pela recuperação dos nossos filhos”, declarou Edina, ansiosa para voltar à sua casa, em Luziânia.
Anjos da Comunidade
O grupo Anjos da Comunidade, da Igreja Batista Ministério da Graça de Santa Maria, é coordenado por quatro voluntárias: Adriana Sousa Vasconcelos, Samella Medeiros, Elcione Vieira Caitano e Yasmim Vieira Caitano Luz. Parceiro do HRSM, o grupo foi formado durante a pandemia, em março do ano passado, com o objetivo de oferecer à comunidade apoio emocional, psicológico, espiritual e social.
“Muitas pessoas foram afetadas pelas restrições e pelo isolamento exigidos durante a pandemia”, lembrou Adriana. “Formamos o grupo para trazer um pouco de leveza nesse momento difícil e essa também é uma forma de espalhar o amor de Deus”.
Os cuidados do Santa Maria
O Hospital Regional de Santa Maria, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF), dispõe de uma ampla estrutura para atender mães e bebês. Os partos são feitos no Centro Obstétrico. Quando o parto ocorre sem problemas, mãe e bebê são encaminhados para a maternidade e recebem alta após 48 horas.
Mas quando ocorrem complicações, duas são as alternativas: bebês em situação clínica moderada são encaminhados para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), enquanto os casos graves seguem para a UTI da Neonatologia. Bebês que chegam nessa unidade também recebem cuidados médicos durante 28 dias após o nascimento.
As parturientes atendidas no Hospital de Santa Maria são ainda beneficiadas pelo programa Mãe Nutriz, por meio do qual mãe e bebê ficam em quartos separados, porém, próximos. A mãe pode ser alojada ainda em um leito perto do bebê, método chamado de Mãe Canguru.