IGESDF realiza mais de 89 mil atendimentos psicológicos na pandemia

IGESDF realiza mais de 89 mil atendimentos psicológicos na pandemia

Com 37 psicólogos, Hospital de Santa Maria e Hospital de Base mantiveram e ampliaram serviços prestados aos pacientes

Equipe de psicologia do Hospital Regional de Santa Maria realizou 29.040 atendimentos na pandemia

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e o Hospital de Base (HB), administrados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), prestaram 89.880 mil atendimentos psicológicos entre março de 2020 e julho deste ano, em plena pandemia do coronavírus. A informação foi dada nesta sexta-feira (26), Dia do Psicólogo, pelos chefes do Setor de Psicologia do HB, Wendel Morais, e do HRSM, Mayara Soares.

No HRSM foram 29.040 atendimentos, enquanto o HB efetuou 60.840 procedimentos, todos realizados em pacientes que estavam em quatro setores dos dois hospitais: na Ala Covid-19, Internação, Ambulatório e Pronto Socorro.

Atualmente, o IGESDF continua contando praticamente com a mesma equipe que estava atuando no início da pandemia. São 37 psicólogos, sendo 24 no Hospital de Base e 13 no de Santa Maria. Essa equipe vem se revezando todos os dias da semana para atender pacientes em diversas situações, expandindo a assistência aos familiares dos doentes.

Para Morais, o número de procedimentos alcançados mostra que, apesar das restrições impostas pela pandemia e dos riscos a que estão expostos os profissionais que cuidam de pacientes com coronavírus, “nosso atendimento nunca parou e ainda ainda conseguimos levar nossos serviços às alas dos internados com covid-19”.

Inovações na pandemia

Morais lembra que, com a pandemia, o instituto teve que inovar para se adaptar à nova realidade sanitária. O Setor de Psicologia do HB, por exemplo, criou novos serviços, como o teleatendimento aos familiares dos enfermos com coronavírus, as visitas virtuais (chamadas de vídeo pelo celular ou tablete) e as teleconsultas a pacientes.

Mas as atividades rotineiras não foram abandonadas, sendo mantidos serviços como atendimento em grupo, ações interdisciplinares com os enfermos e sessões terapêuticas com os próprios familiares dos pacientes. “O nosso objetivo é sempre reduzir os impactos mentais e psicológicos, para obter bons resultados na recuperação física e social deles”, explica Morais.

Responsável por casos de covid de maior gravidade, HB efetuou 60.840 procedimentos psicológicos

Funcionamento das alas

O atendimento é feito de segunda à sexta-feira nas alas de Pronto Socorro, Ambulatório, Internação, Maternidade e Infantil e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIS) dos dois hospitais. Nessas alas são adotados diferentes métodos de atendimento, conforme o chefe da Psicologia do HSRM, Mayara Soares.

Nas UTIs para Covid-19, por exemplo, a família do paciente também recebe assistência psicológica. “Fazemos o acompanhamento individual de cada paciente e, ao mesmo tempo, estamos sempre em contato com a família para dar informações sobre o quadro clínico do doente”, explica a Mayara

Já no Pronto Socorro, o atendimento é mais rotativo. Ao dar entrada, o paciente é diagnosticado e é assistido até que receba alta ou seja transferido para a ala de Internação. Os psicólogos também prestam serviço de teleatendimento e dão assistentes a pacientes com covid-19, segundo o chefe da Psicologia do HSRM

No Ambulatório do Santa Maria, a equipe de psicólogos trata de pacientes ostomizados, em recuperação de cirurgia e que enfrentam problemas como lesões complexas e diabete. Já a psicologia ambulatorial do HB atende desde pacientes com câncer até de pessoas que sofrem transtorno alimentar.

Wendel Morais destaca que a equipe de psicólogos do IGESDF permanece preparara  para prestar assistência seja qual for a fase da pandemia e “sempre com o objetivo de reduzir os impactos mentais e psicológicos, para obter bons resultados na recuperação física e social dos nossos pacientes”.

Reportagem: Thais Umbelino

Edição: Pelágio Gondim

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