Até o final de novembro, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) deve passar a operar plenamente com a ferramenta digital Soul MV, um novo e moderno sistema informatizado de gestão hospitalar, que tem a capacidade de fornecer informações mais abrangentes e precisas sobre os serviços prestados e os custos de cada paciente atendido.
Foi o que adiantou nesta quinta-feira (14) o chefe de Tecnologia da Informação (TI) do HRSM, Vinícius Mota, ao informar que nesta sexta-feira (15) está completando um mês que a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) do instituto vem treinando colaboradores do hospital por intermédio da Plataforma de Ensino a Distância (EAD). Mais de mil colaboradores já passaram por treinamento presencial e agora, com cursos online na Plataforma EAD irão completar o aprendizado sobre a nova ferramenta. Essa é uma das últimas fases para a implantação definitiva do Soul MV.
Esse novo sistema, que gradativamente vem sendo implantado em todas as unidades do IGESDF, está substituindo a ferramenta atual, o TrakCare. “A ideia é migrar de um simples sistema de prontuário eletrônico para um sistema de gestão capaz de atingir a máxima eficiência, já que o Soul MV conta com vários módulos”, explicou Mota.
Atualmente, segundo ele, já estão em funcionamento no HRSM dois tipos de módulos: o de Suprimentos, que permite o controle dos estoques de medicamento e insumos, e de Áreas de Apoio, que registra solicitações de manutenção predial e de equipamentos.
Com a capacitação, a previsão é de que ainda neste mês o módulo Clínica Assistencial entre em funcionamento, permitindo registrar a agenda e a quantidade de procedimentos recebidos por cada paciente. “Dessa forma, vamos melhorar a contabilidade de serviços prestados, bem como calcular os custos de cada paciente desde sua entrada até a sua saída”, ressaltou Mota.
Treinamento dos colaboradores
Para dominar o Soul MV, os colaboradores passaram, inicialmente, por treinamento presencial. Após essa fase, começou a capacitação virtual, que continuará sendo disponibilizada e atualizada por meio da Plataforma EAD, criada pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP).
A capacitação online para operar o sistema Soul MV começou em 15 de setembro. O treinamento, realizado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), disponibiliza aos colaboradores cursos em ambiente virtual e dinâmicos em forma de videoaulas e de material didático complementar. Com os treinamentos, os colaboradores aprendem o usar o sistema para melhorar os processos assistenciais e gerenciais.
“Com a capacitação, os colaboradores estarão aptos a executar rotinas administrativas com mais rapidez e eficiência, melhorando, assim, os serviços prestados aos pacientes atendidos em todas as unidades do IGES”, acrescentou Mota.
O novo sistema
O sistema Soul MV é versátil, prático e eficiente. A ferramenta aprimora o controle de prontuários dos pacientes, os estoques de medicamentos e os insumos, além de armazenar e organizar informações estratégicas, administrativas, financeiras, clínicas e assistenciais. Dessa forma, os custos individualizados por paciente e a produtividade de cada profissional na assistência poderão ser acompanhados de forma mais efetiva pelos gestores.
Outra função do sistema é gerar relatórios, que podem ser visualizados em painéis disponíveis para os gestores, que mostram indicadores importantes, auxiliando a tomada de decisão. Um exemplo é a otimização do processo de compras de medicamentos, que pode ser baseado em níveis de estoque e histórico de consumo.
O SOUL na rede IGES
O sistema Soul MV foi implantado no Hospital de Base em agosto de 2019. Já em dezembro de 2019 foi concluída a implantação da nova ferramenta em seis UPAs: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho e São Sebastião. Já no Hospital Regional de Santa Maria, o sistema foi implantado parcialmente em janeiro de 2020.
Vão ser atendidas também as novas sete UPAs que estão sendo entregues pelo IGES. É o caso da UPA Ceilândia II, inaugurada no dia 24 de setembro, e da UPA Paranoá, a ser inaugurada nesta segunda-feira (18) pelo governador Ibaneis Rocha.
A direção do IGESDF, embora satisfeita com os resultados iniciais, entende que é necessário aprimorar ainda alguns serviços da plataforma, como fluxo de atendimento, controle efetivo dos estoques, checagem de enfermagem, devolução de medicamentos e gastos com o centro cirúrgico.