O Laboratório Clínico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado de Proficiência – Controllab – Ensaio de Proficiência Clínico. Essa certificação, referente à atuação em 2021, demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames. O Ensaio de Proficiência possui a chancela da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
A farmacêutica bioquímica, chefe do laboratório, Lara Cristina Ferreira Malheiros, contabilizou em 2021, a realização de mais de 1,8 milhão de exames. Em 2022, somente no primeiro trimestre, já foram realizados 452.240 exames. A equipe do laboratório conta com 91 colaboradores entre recepcionistas, assistentes administrativos, auxiliares e técnicos de laboratório, analistas microbiologistas, médicos e analistas clínicos (biomédicos e farmacêuticos bioquímicos).
O setor realiza exames de bioquímica, hematologia, líquidos corporais, imunologia, hormônios, parasitologia, urinálise e microbiologia com demandas de média e alta complexidade, para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes oriundos das especialidades médicas de oncologia, nefrologia, ortopedia, cardiologia e demais especialidades.
Mariela Souza de Jesus, diretora presidente-interina do IGESDF ressalta a importância de participar dessa avaliação de rotina, feita por empresa especializada como uma condição para atestar a qualidade dos serviços prestados no laboratório do Hospital de Base, “validar e atestar como ótima a realização das análises laboratoriais é importante para que tenhamos a certeza de que estamos prestando o melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde prestados pelo Instituto” disse.
Segundo Lara, a participação em um programa de proficiência é um elemento fundamental no processo de melhoria contínua dos processos. “Significa uma gestão comprometida com a qualidade, que auxilia na promoção do conhecimento dos processos de análise. A certificação demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames”, disse.
A profissional citou que, entre os requisitos da certificação estão: avaliar a eficiência do controle externo e assegurar sua adequação em métodos específicos, avaliar e monitorar o desempenho do laboratório, identificar acertos e conformidades, determinar as características de desempenho de métodos já estabelecidos e/ou novos métodos e tecnologias e prover ações corretivas/preventivas. “Também é importante ressaltar que ter o Certificado de Proficiência é obrigatório, por exigência de órgãos regulamentadores, como pré-requisito de processos de licitações, para credenciamento junto às principais instituições de pesquisa e também um diferencial frente a outros laboratórios”, ressaltou.
“Receber pelo terceiro ano seguido o Certificado da Controllab demonstra que prezamos pela qualidade de nossos serviços”, disse a analista de Qualidade do Laboratório Clínico, Isabella Baptista Mariano Hiyane, que faz o acompanhamento dos resultados.
ENTENDA – Em cumprimento à RDC/302-2005 ANVISA, o laboratório clínico do Hospital de Base possui contrato de ensaio de Proficiência com a empresa Controllab. Mensalmente, são enviadas amostras biológicas padrão para realizar o controle de qualidade externo. É necessário obter desempenho ótimo em suas análises clínicas.
A participação do laboratório anualmente, contínua e assídua durante os 12 meses na execução dos ensaios de proficiência laboratoriais, com desempenho avaliado como ótimo permite a empresa Controllab emitir o Certificado de Proficiência em ensaios laboratoriais.
Nesta última avaliação, o HBDF cumpriu satisfatoriamente todas as análises de proficiência clínica nas amostras enviadas mensalmente pela empresa Controllab para a realização dos 112 ensaios (exames).