Foram três dias de muitas palestras, mesas redondas e workshops. Realizado pelo IgesDF, o II Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa promoveu debates entre pesquisadores, estudiosos, residentes e especialistas consagrados nacionalmente.
Durante o encerramento do encontro, na tarde desta sexta-feira (18), foram entregues certificados aos colaboradores. O congresso foi coordenado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep). Diretora da Diep, Emanuela Dourado Rebêlo Ferraz destacou o sucesso do evento: “Foram mais de 2,9 mil inscritos. Conseguimos mostrar, mais uma vez, a importância do ensino e da inovação, principalmente no Hospital de Base, uma referência em Brasília”, ressaltou. Ela adiantou que a terceira edição do congresso já tem data marcada: de 6 a 10 de novembro de 2023.
Davidyson Damasceno/IgesDF
O congresso abordou quatro eixos temáticos: Urgência e Emergência; Atendimento ao Traumatizado Grave Adulto e Pediátrico; Oncologia; e Gestão Voltada para o Atendimento de Excelência. E englobou a IV Jornada dos Residentes do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal, a Xl Jornada dos Médicos Residentes e Egressos do Hospital de Base da Jornada dos Médicos Residentes e Egressos do Hospital de Base do Distrito Federal e o II Simpósio de Pesquisa Científica.
“Recebemos residentes, estagiários e médicos de universidades, que nos deram grande apoio e, ao mesmo tempo, foi possível contribuir para a formação deles”, destacou a superintendente da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, Nadja Cavalcante. A gerente de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Elaine Rocha, também elogiou a iniciativa: “Parabenizo a todos e à Diep, por promover eventos tão grandiosos e que ampliam tanto o nosso conhecimento”.
Por último, o infectologista Julival Ribeiro, destacou a importância de se investir no ensino, tecnologia e pesquisa. “Fico muito feliz em ver a proporção que o trabalho do IgesDF está tomando em capacitação. Sem inovação, ensino, tecnologia e pesquisa nós não conseguiríamos avançar”, concluiu.
O encontro contou com atividades dinâmicas, incluindo simulação realística, apresentação de trabalhos científicos, e-poster, mesas redondas e palestras multidisciplinares. “Mais uma vez, o congresso foi uma grande oportunidade de debate, capacitação e troca de experiências, algo tão enriquecedor para nossos colaboradores”, destacou a diretora presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus.
Davidyson Damasceno/IgesDF